Projeto – Máscaras Venezianas e sua história
Veneza, uma cidade da Itália, foi apelidada de “cidade das máscaras” justamente por fazer desse tipo de acessório algo tão importante na cultura local que hoje elas são comercializadas e admiradas no mundo todo.
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Tipos de máscaras:.
Bauta
Utilizadas por homens, as grotescas máscaras bauta cobriam toda a face, o que garantia total anonimato ao utilizador. O termo “bauta” refere-se não apenas à máscara, mas também ao traje completo, que inclui um tricórnio e uma capa preta. No século XVIII, esta máscara, juntamente com o traje, era obrigatoriamente utilizada pelos cidadãos enquanto tomavam decisões políticas. Isto permitia atuar de forma anónima junto dos seus pares.
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Moretta / Servetta Muta
A moretta ou servetta muta, que significa “o escuro” ou “o servente mudo”, respetivamente, destinava-se a aristocratas ou a nobres e assume uma abordagem diferente das máscaras. A pequena máscara preta não tem características faciais e não tem boca. A máscara tradicional não é fixada por correias nem por um bastão, mas sim apertando um botão entre os dentes do utilizador, pelo que o utilizador ficava mudo. A máscara garantia às mulheres uma aura de mistério. Tornavam-se intrigantes pois a única forma de responder numa conversa era revelando a identidade.
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Larva / Molto
A máscara larva (que significa fantasma) ou molto (que significa face) cobre todo o rosto. O seu design simples cobre todo o queixo e envolve a face toda praticamente até às orelhas. É sem dúvida o design mais reconhecido e continua atualmente a ser utilizado por homens e mulheres. Devido ao anonimato total, esta máscara é ideal para aqueles que querem fazer uma entrada misteriosa.
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Pantalone
“Pantalone” é traduzido literalmente como “aquele que usa calças” A testa franzida representa a sabedoria dos mais velhos. Outra característica marcante desta máscara é o nariz bicudo tipo gancho.
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Arlecchino – Arlequim
O personagem Arlecchino é apresentado como uma espécie de “nobre selvagem” e age como o homólogo de Pantalone.
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Zanni
Zanni pode ser comparado ao idiota da aldeia. A sobrancelha descaída representa a sua falta de inteligência, tal como o seu longo nariz. Apesar desta máscara ser bastante atrativa, tenha cuidado! Quanto maior for o nariz, menos inteligente é o personagem… ou assim se dizia.
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Columbia
Acredita-se que esta máscara foi criada para a atriz que interpreta a personagem de serva que não quis cobrir totalmente o seu lindo rosto. A máscara pode ser fixada com uma fita ou segura pelo bastão. É possível que esta máscara tenha ganho popularidade mais recentemente, pois não existem documentos históricos ou pinturas que retratem a utilização desta máscara no carnaval.
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Gnaga
Esta meia-máscara tipo gato deve o seu nome ao som emitido pelos gatos no dialeto veneziano. Tradicionalmente é utilizada por homens que querem vestir-se como mulheres e resulta de um importante vazio legal na lei veneziana. Ninguém que utilizasse uma máscara podia ser preso, pois considerava-se que a pessoa estava apenas a desempenhar um papel.
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Medico della Peste
Talvez seja uma das máscaras mais reconhecidas, e talvez o surpreenda saber que esta face assombrosa nunca pretendeu ser uma máscara de Carnaval. A máscara do Médico da Peste foi criada no século XVII em França pelo médico Charles de Lome para tratar vítimas da praga. Os olhos eram protegidos por vidro. O nariz tipo bico era preenchido com flores secas, ervas, especiarias e outros artigos aromáticos, que serviam como uma espécie de máscara de gás primitiva. O resto do traje também servia como proteção, numa tentativa de travar a disseminação da doença. Vestuário de proteção preto e um chapéu preto completavam o visual do pessoal que lidava com vítimas da praga, para assim evitar o contato direto.
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Além da pesquisa individual de cada aluno foram elaboradas máscaras, em sala, onde cada um aplicava o gesso em seus pares, conforme pode ser visualizado em fotos abaixo.
Estando prontas as máscaras, passamos então, à segunda etapa da execução do projeto que é a aplicação de massa corrida em cada uma e em seguida, foi efetuado o lixamento delas.
Finalizando o projeto, cada uma delas foi decorada e envernizada.
Aqui no Colégio Agostiniano São José, esse projeto é executado há vários anos e se tornou uma tradição na escola, entre os alunos de 8ºs anos.
O desenvolvimento da cumplicidade, do cuidado e do respeito entre cada um dos alunos com seus pares é algo admirável, num mundo atual.
São momentos únicos que não podem ser descritos e sim vividos e tudo isso se traduz em amizade e dedicação que transcendem a ARTE.
Prof. Roberto Ferrari
rferrari@csj.g12.br
Arte/Desenho Geométrico
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