"Manifesto Verde"

 

 Caixa de texto:  
 
INTRODUÇÃO
TAREFA
PROCESSO
RECURSOS
AVALIAÇÃO
CONCLUSÃO
CRÉDITOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO:

 

      Você sabe o que é Manifesto Verde?

 

{     Para responder a essa pergunta terá que ler o livro: “Manifesto Verde” de Inácio Loyola Brandão, Editora Global.

{     E então, o que mais ficou sabendo e sentiu com essa leitura? Será que você pode fazer algo para mudar, melhorar nosso Ecossistema?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TAREFA:

 

{     Vamos agir?

{     Quais são os projetos abordados livro de Loyola?(6ª série “A”)

{     Selecione alguns problemas ambientais ocorridos, atualmente, no Brasil, dando sua localização, conseqüências e atitudes tomadas para diminuição dos impactos detectados.(6ª série “B”)

{     Identifique alguns projetos de bioconservação. (6ª “C”)

{     Depois dessas etapas você criará um texto retratando o assunto, podendo ser: Poema, História em quadrinhos, Narrativa, Rap, Ilustração... e um documento de mídia(DVD. CD-ROOM ou Filmagem) sobre o assunto da pesquisa das respectivas séries (“A”,”B”,”C”).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROCESSO:
 

{     Forme grupos com cinco alunos, no máximo, a seguir divida as tarefas entre si para facilitar o trabalho, estabelecendo a função de cada um.

{     Consulte as fontes indicadas para uma boa realização do trabalho.

{     Os textos deverão obedecer as seguintes instruções:

Poema, narrativa e rap deverão ser apresentados em aula para os colegas, história em quadrinhos e ilustração de um foco deverão ser expostos na sala de aula.

{     O trabalho iniciar-se-á na segunda semana de setembro com a visita ao IBILCE e deverá ser entregue até 31/10/05, por e-mail, aos respectivos professores das disciplinas de Português, Geografia e Ciências.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RECURSOS:

 

6ª SÉRIE A

PROJETOS ABORDADOS PELO LIVRO “MANIFESTO VERDE”

 

FIM DOS CERRADOS:

http://www.bdt.fat.org.br/cerrado/dominio/caracte

RESERVA DE PARANAPIACABA:

http://www.ibot.sp.gov.br/PESQUISA/paranapiacaba/paranapi_atividades.htm

RESERVA FLORESTA DA CANTAREIRA: http://www.iflorestsp.br/rbcv/10benef.htm

QUEIMADAS: http://www.mre.gov.br/cdbrasil/itamaraty/web/port/meioamb/ecossist/queimada/

CHICO MENDES:  http://www.chicomendes.org/

INSETICIDAS: http://www.insite.com.br/bio/wfalmeida/agro1.htm

GREENPEACE: http://www.greenpeace.org.br/

UM MILHÃO DE ÁRVORES:          http://www.unilivre.org.br/banco_de_dados/experiencias/experiencias/154.html           

FUNDAÇÃO MATUTU: http://www.matutu.org/

PROTOCOLO VERDE: http://www.jornaldomeioambiente.com.br/txt_importante/protocolorvd.asp

CLEAN UP THE WORLD: http://www.cleanuptheworld.org/

 

6ª SÉRIE B:

PROBLEMAS AMBIENTAIS DIVERSOS

 

INVERSÃO TÉRMICA: http://move.to/tema2/

IMPACTOS AMBIENTAIS  (sivan): http://www.sivam.gov.br/TECNO/impam1.htm

AVALIAÇÃO DE IMPACTOS: http://www.icb.ufmg.br/~bentos/impactos%20ambientais.htm

ACIDENTES QUÍMICOS:

http://www.cetesb.sp.gov.br/emergencia/acidentes/vazamento/impactos/impactos.asp

IMPACTOS AMBIENTAIS DE GUERRAS: http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2003/abr/05/152.htm

RIO SÃO FRANCISCO: http://www.brasiloeste.com.br/noticia/1284/impacto-ambiental-sao-francisco

IMPACTOS AMBIENTAIS EM ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS:

http://www.brasiloeste.com.br/noticia/1284/impacto-ambiental-sao-francisco

 

6ª SÉRIE C   

PROJETOS DE BIOCONSERVAÇÃO

 

PEIXE BOI: http://www.ibama.gov.br/cma/index.php?id_menu=47

URSO PANDA: http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/animalextin.htm

ARARA: http://www2.uniderp.br/projetos/arara.html

ONÇA: http://www.procarnivoros.org.br/a_emascar.htm

LEÃO: http://www.virtuarte.com.br/projetoleaobaio/

TIGRES: http://www.tierramerica.net/2001/1111/pconectate.shtml

ANIMAIS EM EXTINÇÃO: http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/animalextin.htm

OUTROS PROJETOS: http://www.ibama.gov.br

 

 

{     Livro: “Manifesto Verde”

{     Revistas, jornais etc (biblioteca)

 

 

 

 

 

 

 

 

AVALIAÇÃO:

            Será levado em consideração para a avaliação de cada grupo:

           

          

{     Visita monitorada ao Biotério do IBILCE e ao Zoológico Municipal de Rio Preto e produção de um documento de mídia (DVD, CD-Room ou filmagem) sobre o assunto da pesquisa.

{     Quanto à produção de texto, a criatividade e coerência ao assunto explorado.

{     Quanto à seleção dos projetos e problemas ambientais, a indicação sobre as principais conseqüências para a sociedade em geral.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONCLUSÃO:

 

 

{     Você percebeu que a destruição da natureza pode nos trazer sérios problemas?

{     Percebeu também que é possível explorá-la sem destruí-la?

{     Clique no site www.clickarvore.com.br e colabore com o reflorestamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRÉDITOS:

Profª. Débora Torres Megiane Carvalho (Geografia)

Prof. Luiz Gustavo da Conceição Galego (Ciências)

Profª. Marta Maria C. Fregnan Faça (Língua Portuguesa)

Profª. Vera L.Girardi Racanicchi (Língua Portuguesa)