BEBIDAS ISOTÔNICAS           
 

       EXERCÍCIOS FÍSICOS  

INTRODUÇÃO     TAREFA     PROCESSO     RECURSOS

AVALIAÇÃO     CONCLUSÃO     CRÉDITOS

 

 

 

INTRODUÇÃO   

Durante a atividade física, para obter o rendimento desejado é preciso fazer uma correta hidratação do organismo antes, durante e depois dos exercícios. Quando fazemos exercícios físicos perdemos minerais essenciais para o organismo como potássio, sódio, magnésio, etc. Estas substâncias saem de nosso corpo juntamente com a transpiração, que tem como objetivo manter a temperatura sob controle.
A sede é o primeiro sinal de que falta água nas células do organismo. O ideal é ingerir o líquido aos poucos, antes, durante e depois do exercício. Tomar água aos poucos é melhor do que matar toda sede de uma vez só.
Além disso, a perda excessiva de líquidos pelo organismo pode alterar a freqüência cardíaca. Se não há água suficiente, os vasos sanguíneos se contraem, provocando palpitação.
As bebidas isotônicas são boas opções para quem se dedica à malhação. Com a falta dos minerais perdidos pelo suor, os músculos não funcionam direito e podem surgir câimbras.
A água-de-coco é indicada para esses casos, já que ela é natural e rica em minerais e vitaminas, ajudando a manter o equilíbrio de líquidos no corpo.

Escala de Borg

Cada pessoa suporta níveis diferentes de intensidades, por isso o planejamento dos treinos deve ser individualizado e a opinião do corredor conta muito. Uma forma de saber se o treino está forte ou fraco demais para você é dar notas após a atividade física com base na Escala de Borg:


ESCALA DE BORG
7-8         Muito fácil
9-10       Fácil
11-12     Relativamente fácil
13-14     Ligeiramente cansativo
15-16     Cansativo
17-18     Muito cansativo
19-20     Exaustivo

"A faixa ideal de treinamento do exercício aeróbio está entre 12 e 14 na Escala de Borg", diz Fábio Rosa, coordenador técnico da MPR Assessoria Esportiva.

 

 

 

 

TAREFA      

A tarefa proposta consiste em pesquisar na Internet as questões abaixo, para isso, use os sites relacionados no item RECURSOS. Após a pesquisa vocês formarão grupos com os professores de educação física e realizarão exercícios físicos com e sem ingestão de isotônicos. Os resultados serão tabelados segundo a escala de Borg.

Qual é a importância da hidratação?

O que são bebidas isotônicas?

Para quais intensidades de exercícios as bebidas isotônicas são indicadas?

Há contra-indicação no uso de isotônicos?

O que é osmose e os processos biológicos?

 

 

 

PROCESSO   

Cada equipe deve ser constituída por no máximo 7 elementos. Distribuam tarefas específicas por cada elemento da equipe, de forma que a pesquisa e a elaboração do produto final conte com a participação efetiva de todos.

1º) Dois ou três participantes irão fazer a pesquisa na Internet.

2º) Os outros realizarão os exercícios físicos. Cada aluno irá participar de dois dias de atividades físicas, ingerindo 200mL de água mineral antes e depois da atividade física, no outro dia o líquido ingerido deve ser um isotônico. O instrumento utilizado para a coleta de dados é o questionário abaixo com quatro questões (para verificar possíveis sinais de desidratação e de saciedade com o líquido ingerido) e a escala adaptada de Borg (para verificar a intensidade do esforço realizado pelo aluno).
Atividade da professora Silvana: duas aulas de 40 minutos de ginástica localizada.
Atividade do professor Marcos: duas aulas de 40 minutos de futsal ou basquete.

QUESTIONÁRIO

  1. Durante o exercício você sentiu peso no estômago?

  2. ( ) sim     ( ) não

  3. Durante o exercício você transpirou excessivamente?

  4. ( ) sim     ( ) não

  5. Você sentiu sede durante e/ou depois do exercício?

  6. ( ) sim     ( ) não

  7. Você ficou satisfeito ao ingerir o líquido após o exercício?

  8. ( ) sim     ( ) não

3º) Cada equipe deve apresentar os resultados e conclusões em uma apresentação de PowerPoint para a classe mostrando a importância da hidratação. A duração da apresentação deve ser no máximo de 5 minutos por equipe.

     

 

 

RECURSOS    

http://www.ocorpohumano.com.br/index1.html?http://www.ocorpohumano.com.br/difusao.htm

http://intra.vila.com.br/revista2003/bianca_e_marina/bebidas%20iso.htm

http://www.ocorpohumano.com.br/index1.html?http://www.ocorpohumano.com.br/osmose.htm

http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/001214_nut_isotonicos.htm

http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/040123_nut_x_sede2.htm

http://www.topnotchtraining.com.br/hidratacao.htm

http://www.aprendebrasil.com.br/falecom/nutricionista_bd.asp?codtexto=89

http://www.saudenainternet.com.br/corporesano/corporesano_18.shtml

http://www.surfway.com.br/link_maromba/maromba_hidratacao.asp

http://www.educacional.com.br/falecom/nutricionista_bd.asp?codtexto=89&fromeduc=1

http://www.baixadafacil.com.br/saude/isotonicos.htm

http://www.ocorpohumano.com.br/index1.html?http://www.ocorpohumano.com.br/osmose.htm

 

 

 

 

AVALIAÇÃO  

O trabalho será avaliado tendo em conta os seguintes aspectos:

  • A informação selecionada foi suficiente e adequada;
  • A organização do grupo deu origem a um bom desempenho;
  • O cumprimento dos horários e dos prazos estabelecidos.
  • A clareza na comunicação da informação recolhida;
  •  

     

     

     

     

    CONCLUSÃO   

    A função dessa Webquest é informar que quando praticamos exercícios devemos ter cuidados, não só na escolha dos alimentos que comemos, mas também no conteúdo e na quantidade de líquidos que ingerimos.
    Considerando-se que há perdas significativas de líquidos e minerais durante o exercício, nossa ingestão hídrica deve ser aumentada para que a falta de hidratação não interfira na performance física. Partilha o teu trabalho na escola e no seu grupo de amigos.

     

     

     

     

     

     

    CRÉDITOS

    Lúcia Maria Ribeiro Rocha
    lrocha@csj.g12.br

    Silvana Alves Garcia Pinheiro
    spinheiro@csj.g12.br

    Marcos Antônio Ferreira de Jesus
    mjesus@csj.g12.br