DOM QUIXOTE DE LA MANCHA – MIGUEL DE CERVANTES

 

A imaginação e o delírio de um cavaleiro andante

 

 

Professoras: Maria Luiza de Sousa Teixeira

Marta Maria Fregnam Faça

 

"Poderiam perder-se todos os exemplares do Quixote,
em castelhano e nas traduções; poderiam perder-se todos,
mas a figura de Dom Quixote já é parte da memória da humanidade."
Jorge Luis Borges,
escritor argentino.

 

 

CONHEÇA A HISTÓRIA DE DOM QUIXOTE, QUE HÁ SÉCULOS

ENCANTA O MUNDO INTEIRO

 

INTRODUÇÃO

 

 TAREFAS 

 

PROCESSO 

 

RECURSOS 

 

AVALIAÇÃO 

 

CONCLUSÃO

  (Acervo da Biblioteca Nacional)

 

 

                                                                                           

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

Qual o seu herói preferido?

Você já ouviu falar do cavaleiro andante Dom Quixote de la Mancha?

Você sabia é que Dom Quixote parece ser o livro mais lido depois da Bíblia? Só a Sala Cervantes da Biblioteca de Madri tem hoje mais de três mil edições dessa obra, em todas as línguas do mundo.

 

 

 

 

 

 

 

 

TAREFAS

O que você acha de: 

Leia o livro Dom Quixote de la Mancha – Miguel de Cervantes.

(CERVANTES, M. Dom Quixote. O cavaleiro da triste figura. Adap. de José
Angeli. 20ª. ed. São Paulo: Scipione, 1999. 134p.)

Obs.: Há exemplares disponíveis na biblioteca

 

Pesquise com o objetivo de visualizar a obra literária Dom Quixote de la Mancha em outros gêneros (cinematográfico, artístico – escultura, pintura, música, HQ...) e poder apreender a importância mundial desse clássico espanhol. 

 

Detalhes de ilustração de Lima de Freitas (Biblioteca Nacional)

 

 

 

 

 

 

 

 

PROCESSO

1. Formem grupos com 06 alunos, sendo que cada grupo executará uma proposta de trabalho específica, conforme abaixo. O trabalho deverá ser apresentado pelo software de apresentação Microsoft PowerPoint.

2. O início do trabalho dar-se-á em 30 de setembro de 2005.

 

3. A apresentação do trabalho, após leitura e pesquisa, deverá ser feita na Sala de Projeção do Colégio, com início em  07 de outubro de 2005.

 

4. Tempo máximo para a exposição do trabalho: 10 minutos.

 

Detalhes da ilustração de Eduardo Teixeira Coelho (Biblioteca Nacional)

 

 

 

 

 

 

RECURSOS

Folha de S. Paulo – 18/06/2005

Diário da Região 

http://www.aol.com.br/revista/materias/2005/0104.adp

http://www.hottopos.com/harvard2/notas_sobre_a_loucura_quixotesca.htm

http://engenheiros-do-hawaii.letras.terra.com.br/letras/72889/

http://www.lpm.com.br/lpm-po401.htm

http://www.educacaopublica.rj.gov.br/jornal/materia.asp?seq=251

http://www.portalaz.com.br/az/noticias.asp?noticia_id=35861&secao=Pol%C3%ADtica%20Local

http://www.douradosnews.com.br/cultura/view.php?ma_id=152632

http://dn.sapo.pt/2005/08/29/tema/verissimo_mata_velhinha_credula.html

http://www.revista.art.br/site-numero-03/trabalhos/10.htm

http://www.hispanista.com.br/tese01suelyesp.htm

http://www.algosobre.com.br/assunto/adicionar_comentario.asp?conteudo=292

http://www.vitruvius.com.br/noticia/noticia4644.asp

 

 

 

 

 

 

 

AVALIAÇÃO

Marta (mfaca@csj.g12.br) e Maria Luiza (mteixeira@csj.g12.br)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONCLUSÃO

        

         Como pudemos perceber a obra literária Dom Quixote de la Mancha é um clássico mundialmente retomado. O conhecimento prévio referencial sobre a obra  quixotesca torna-se imprescindível, já que as figuras de Dom Quixote e de Sancho Pança são universalmente conhecidas.

 

 

 

DOM QUIXOTE: UM HERÓI DIFERENTE? POR QUÊ?

Há outras obras (filmes, músicas, HQs, romances - paráfrases ou paródias -, desenhos animados) que tratam da temática do anti-herói. Continue pesquisando e amplie seus conhecimentos.

 

Veja alguns exemplos: