AÇÚCAR  AMARGO

 

Docentes Responsáveis:

Débora Torres Megiani Carvalho – Prof. de Geografia.

Janete Tavares de Souza Zanuzzo - Prof. de Geografia.

Joel Vieira – Prof. de Informática.

Marta Maria C. Fregnan Faça – Prof. de Português.

Claúdia Pinheiro – Prof. de Português.

 

INTRODUÇÃO
TAREFA
PROCESSO
RECURSOS
AVALIAÇÃO
CONCLUSÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


INTRODUÇÃO

“Este trabalho é uma homenagem a todos os bóias-frias, símbolos de uma luta que, como a de Marta, não termina no final do dia, no final do corte de cana, mas que continua nas mortes provocadas pelos caminhões, nos choques com a polícia e no seu dia-a-dia.”

 

O projeto “Açúcar Amargo” tem como objetivo levar o educando a fazer um levantamento crítico da relação entre a cultura canavieira, a história do Nordeste e a degradação da Zona da mata Nordestina.

SÉRIES ENVOLVIDAS

7as Séries.

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

Português, Geografia e Informática Educacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TAREFA

“Trabalhar e estudar não é fácil. Principalmente quando se trata do difícil trabalho dos bóias-frias nas lavouras de cana. Mas é essa a realidade em que vive, e é nela que Marta vai perceber o sentido da luta social e do amor. Em Açúcar amargo, Luiz Puntel retrata com sensibilidade a vida dos trabalhadores rurais, pela perspectiva de uma jovem decidida.”

 

 

Lendo o livro você vai acompanhar Marta e a vida sofrida dos bóias-frias nos canaviais, em condições precárias impostas pelas relações injustas de trabalho, identificando as seguintes situações:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROCESSO

Formar grupos com 06 alunos, sendo que cada grupo executará uma proposta de trabalho específica, conforme abaixo. O trabalho deverá ser apresentado pelo software de apresentação Microsoft PowerPoint e enviado via e-mail para uma montagem final.

ENTREGA

A entrega do trabalho, após leitura e pesquisa, deverá ser feita via e-mail até o dia 20 de abril de 2006.

mcarvalho@csj.g12.br

jzanuzzo@csj.g12.br

 

GRUPO 1: Migração Sazonal

 

 

 

      O DESENCONTRO DO SER E DO LUGAR

      Proposta – Pesquisar como vive a população nordestina que migra para São Paulo na época da colheita de cana-de-açúcar.

 

                    

  

 

 

GRUPO 2: Trabalho nos canaviais

 

     

 

 

 

O trabalho como forma de assegurar a dignidade humana

 Proposta – Pesquisar como vivem os trabalhadores da cana-de-açúcar no Brasil, destacando a região de Guariba-SP.

 

 

 

 

 

 

 

 

GRUPO 3: Pró-Alcool 

  

                        

 

 

    Proposta – Pesquisar a criação do projeto, o incentivo dado aos plantadores da cana-de-açúcar, o aumento da produção e da exportação da cana.

 

 

 

   

 

 

GRUPO 4: Conflitos 

                            

 

Quando vim, se é que vim
de algum para outro lugar,
o mundo girava, alheio
à minha baça pessoa,
e no seu giro entrevi
que não se vai nem se volta

Carlos Drummond de Andrade

 

 Proposta – Pesquisar os conflitos existentes entre os trabalhadores e os usineiros.

   

 

 

GRUPO 5: Impactos Ambientais 


 

 

 

                     

      Proposta - Pesquisar o processo de poluição causado pelas queimadas, pelos resíduos das caldeiras e usinas de cana-de-açúcar lançadas nos rios.

 

                  

 

 

 

  

 

 

 

 

GRUPO 6 : Fontes de energia alternativa

 

                      

 

 

 

    Proposta: Pesquisar a geração de energia desenvolvida a partir de resíduos da cana(biomassa).   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RECURSOS

http://www.ambientebrasil.com.br

www.soaresoliveira.br/

www.fundaj.gov.br/

www.única.com.br/pages/agroindústria-alta.asp

www.cana.cnpm.embrapa.br/setor.html

www.pt.wikipedia.org/wiki/cana-de-açúcar

http://www.mre.gov.br/cdbrasil/itamaraty/web/port/meioamb/ecossist/queimada/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AVALIAÇÃO

Serão avaliados os seguintes quesitos:

 

 

    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONCLUSÃO

 

Esperamos que tenham gostado de realizar este trabalho.

Ao trabalharem com o livro vocês conheceram um pouco mais da importância da cana-de-açúcar na sociedade brasileira e para sua economia, bem como identificaram o trabalho árduo dos canavieiros.

Que tal nos aprofundarmos ainda mais no assunto?

Em colaboração com o grupo de colegas  reflitam sobre o trabalho que acabaram de realizar incluindo sugestões para um próximo trabalho desse gênero.

Com os vossos familiares ou com a vossa escola, aproveitem para conhecerem de perto uma refinaria de açúcar, cujo endereço  facilmente encontram num pacote de açúcar, como por exemplo.