"Caminho do Pe. Mariano"

                                                                                          2014

novembro/2014

 

Festividade do Beato Pe. Mariano

Já são oito anos desde aquele 5 de novembro de 2006, dia em que foi beatificado o Pe. Mariano de La Mata. A devoção que o povo rio-pretense está demonstrando desde então, vai aumentando ano após ano.

É especialmente no distrito de Engenheiro Schmitt que se manifesta esta devoção. Não em vão o Pe. Mariano viveu naquela localidade durante onze anos. São muitas pessoas que se lembram do seu caráter amável, sorriso largo, talante acolhedor, sempre rodeado de crianças que buscavam uma palavra, um gesto de carinho, também umas balinhas ou santinhos que apareciam sempre no seu bolso.

Neste oitavo ano da sua beatificação, no dia 5 de novembro, foram celebradas missas em sua memória em toda a Diocese. Mas foi em Engenheiro Schmitt, com caráter de festa, que se celebrou a missa principal. Presidida pelo nosso bispo D. Tomé, acompanhado pelo arcebispo de Ribeirão Preto, D. Moacir, que nos honrou com sua presença, junto com o pároco, Pe. Rafael e os PP. Sérgio (Paróquia Nossa Sra. do Rosário) e Eliseo López ,O.S.A. (Colégio Agostiniano São José).

No dia 9, domingo, aconteceu o 8º “Caminho do Pe. Mariano”. A abertura do evento teve início às 6h, quando foi celebrada a missa na Igreja Santa Apolônia, em Engenheiro Schmitt. Em seguida, os fieis fizeram um aquecimento que foi dirigido pelo Dr. Antônio Caldeira, médico que atende os idosos do Asilo do distrito. Logo após, iniciou-se a peregrinação até a Igreja de São Luis Gonzaga, na cidade de Cedral, distante sete quilômetros. Com uma excelente organização, com o apoio inestimável do distrito de Engenheiro Schmitt, do município de Cedral, da Secretaria de Turismo de São José do Rio Preto, dos fies de ambas paróquias e da colaboração do Colégio Agostiniano São José, foi feito o transcurso em pouco mais de uma hora e meia. Não faltaram postos de água, doces, lanches reforçados ao longo do caminho; fechando a peregrinação, uma ambulância da PREVER e um carro de apoio para qualquer emergência.

Chegados à Igreja São Luis Gonzaga, em Cedral, foi feito o encerramento depois de rezar uma oração ao Beato Pe. Mariano. Esta oração vinha ao dorso de um santinho/relíquia que todos os peregrinos receberam no final da peregrinação. Muitos voltaram para Engenheiro Schmitt com os ônibus que a organização dispôs, facilitados pela subprefeitura de Engenheiro Schmitt e pela prefeitura de Cedral.

Às 9h30, D. Tomé celebrou uma nova missa com o povo de Cedral e todos os peregrinos que quiseram participar. Acompanharam o Bispo, os PP. Amilton (Pároco de São Luis Gonzaga), Rafael (Pároco de Santa Apolônia), Claudio (Provincial da Província Agostiniana Brasileira) e Eliseo (Diretor de Pastoral do Colégio Agostiniano São José). D. Tomé incentivou o povo a seguir o exemplo do Beato Pe. Mariano e a pedir sua interseção em um novo milagre que possa ser a causa da sua canonização. Finalizada a missa, foi dada a benção com a relíquia do Pe. Mariano (apresentada durante a celebração eucarística) que a Ordem de São Agostinho deu para a Igreja de São Luis Gonzaga.

Este 8º Caminho foi encerrado com um almoço que os fieis de Cedral chamaram de “Almoço do Beato”. Foi servida no salão paroquial uma suculenta galinhada ao preço simbólico de R$ 5,00. Esta iniciativa é digna de agradecimento, pois ela foi motivada pelo “Caminho do Pe. Mariano”.

Só resta agradecer a participação cada vez maior dos peregrinos e a colaboração de muitas pessoas que fizeram possível esta edição do “8º Caminho do Pe. Mariano”. Fica também aberto o convite para continuar participando deste “Caminho”, já referência na nossa Diocese.

Pe. Eliseo López Bardón - OSA
eliseo@csj.g12.br
Diretor de Pastoral do Colégio Agostiniano São José