"Caminho do Pe. Mariano"

novembro/2010

 

Cresce o número de peregrinos no Caminho do Padre Mariano 

Em sua quarta versão, realizada no dia 14 de novembro de 2010, o Caminho do Padre Mariano reuniu cerca de mil peregrinos, que percorreram o trajeto de sete quilômetros, entre a Igreja de Santa Apolônia, no distrito rio-pretense de Engenheiro Schmitt, e a Paróquia de São Luiz Gonzaga, no município de Cedral. O bom tempo, nublado e com temperatura agradável, colaborou para a alegria e a disposição dos fiéis.

O Caminho começou com a santa missa, às 6 horas, celebrada pelo Padre Amilton Fernando Guerra, pároco de Schmitt, e concelebrada pelos Padres Agostinianos Eliseo López Bardón e Adriano Luiz Succulin. Logo em seguida, os romeiros seguiram à estrada, trilhando o mesmo trajeto que foi percorrido semanalmente pelo Padre Mariano e por padres da Ordem de Santo Agostinho (a qual Padre Mariano pertencia), entre 1934 e 1970.

Todo o trajeto foi acompanhado por ambulâncias e contou com barracas intercaladas, que distribuíram água aos caminhantes. Na chegada, em Cedral, os fiéis foram recebidos pelo Padre Murilo Gomes da Silva, pároco de Cedral, e participaram da oração de encerramento, ministrada pelo Padre Eliseo, juntamente com o Padre Adriano.

Nascido na Espanha, em 1905, o Padre Mariano de La Matta Aparício veio para o Brasil em 1931, país onde residiu até a morte, em 1983, aos 77 anos. Em 1996, João Paulo Polloto, um garoto de seis anos, foi atropelado por um caminhão. Desenganado pelos médicos, recuperou-se depois de orações e pedidos feitos pelo Padre Luís Miguel e alunos do Colégio Agostiniano São José, que invocaram a intercessão do Padre Mariano. O milagre foi reconhecido pelo Vaticano, e o religioso foi beatificado.

O Caminho do Padre Mariano, realizado pela primeira vez em 2007, já começa a fixar-se no calendário contemporâneo da fé católica.
     

Alaor Ignácio dos Santos Jr.
Coordenador de Marketing
alaor@csj.g12.br

Fotos