Orientação Vocacional e Tutoria                             
  

Orientação Vocacional na Tutoria

          Orientação Vocacional e Tutoria no VIII Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional e Ocupacional, realizado em Bento Gonçalves-RS, de 16 a 18 de agosto de 2007.
          

          Abaixo, o texto apresentado pela psicóloga Cláudia Carraro, responsável pelo trabalho de Orientação Vocacional do Colégio:

 

TEMA: ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO ESPAÇO ESCOLAR 

A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO ESPAÇO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO.

Autora: Claudia Carraro - Consultora de Carreira

A aplicação da Orientação Profissional (OP) em uma instituição de ensino privada foi solicitada com o intuito de atingir todos os alunos do 9o (nono) ano do ensino fundamental e do 1o (primeiro) ano do médio, de modo que os mesmos tenham contato com as diversas etapas do processo de escolha profissional. Deste modo, foi proposto um trabalho visando desenvolver junto aos alunos reflexões sobre a escolha profissional, usando o “Modelo de Ativação: Exploração, Cristalização, Especificação e Realização” (Pelletier, Denis; Bujold, Charles & Noiseux, Gilles, 1982), que se baseia em três princípios: a ativação do desenvolvimento vocacional implica em experiências que se devem viver, em experiências que se devem tratar cognitivamente e em experiências que devem ser integradas lógica e psicologicamente.

A execução do trabalho ficou a cargo de professores tutores (definidos pela Direção da Instituição), que têm como responsabilidades acompanhar cada aluno de sua turma, suas dificuldades, desenvolvimento e comportamento durante o ano letivo. Coube ao profissional de OP a supervisão e o preparo destes tutores. Para tanto, o trabalho com os tutores (num total de nove profissionais) foi organizado em 5 (cinco) encontros bimestrais, com a aplicação de tarefas e sub-tarefas, onde o Modelo de Ativação foi disposto da seguinte maneira: primeiro encontro focou-se a introdução ao trabalho, ou seja, repasse teórico do modelo de ativação, bem como proposta de exercícios para os tutores trabalharem as sete sub-tarefas da exploração em sala de aula; no segundo encontro tratou-se da supervisão do trabalho de exploração e repasse dos exercícios para o trabalho das seis sub-tarefas de cristalização; o terceiro objetivará a supervisão do trabalho de cristalização e repasse das tarefas de especificação; o quarto a supervisão do trabalho de especificação e repasse das tarefas de realização e, por fim, o quinto encontro terá como meta a supervisão do trabalho de realização e avaliação do processo como um todo. Até o momento foram realizados o primeiro e o segundo encontro. O primeiro ficou basicamente focado nos repasses da metodologia do programa de ativação e dos exercícios de exploração. No segundo encontro, as atividades se concentraram na supervisão dos trabalhos com os exercícios das sub-tarefas de exploração e no repasse dos exercícios da tarefa de cristalização. Neste encontro, observou-se que a metodologia de exploração alcançou resultados condizentes com sua proposta, ou seja, fazer com que o aluno tenha contato com um grande número de alternativas de ocupações/profissões, para uma melhor tomada de decisão/escolha. O relato dos tutores nesta fase mostrou que a maioria dos alunos nunca havia tido contato com guia de profissões e que se surpreenderam com tantas profissões/ocupações diferentes. Os tutores ainda correlacionavam os exercícios com a disciplina a qual eram responsáveis. Como exemplo, na aula de inglês os alunos fizeram todo o trabalho de exploração, através de pesquisas e relatórios, na língua inglesa. Nos demais encontros com os tutores serão desenvolvidas tarefas de especificação e de realização, concluindo, assim, o modelo proposto.O método proposto tem alcançado resultados positivos, uma vez que os professores tutores têm conseguido em sua plenitude envolver os alunos nas atividades de reflexão de escolha profissional e os alunos, por sua vez, têm recebido bem esta proposta.

Palavras chave: orientação profissional, modelo de ativação, escolha profissional.