JUDÔ

agosto/2008

Destaque nas Olimpíadas e no Colégio São José

          Criado por Jigoro Kano em 1882, no Japão, como mistura de outras artes marciais, o judô foi um dos primeiros esportes a entrar no programa dos Jogos Pan-Americanos (São Paulo-1963) antes de figurar no programa Olímpico - a partir de Tóquio - 1964.

          A técnica do judô consiste basicamente em usar a força do oponente para derrubá-lo. Não são permitidos chutes ou socos e as lutas duram cinco minutos. Os combates de judô podem ser vencidos de vários modos, dependendo dos golpes realizados ou infrações aplicadas.

          O judô brasileiro seguiu vitoriosa tradição olímpica e encerrou a participação nos Jogos de Pequim 2008 com mais três medalhas conquistadas. Já são 15 no total o que, até a definição das demais modalidades, deixa o judô como mais vitorioso esporte do Brasil em todos os tempos. Sétima Olimpíada seguida que o judô traz medalhas (desde Los Angels 1984). É a única modalidade brasileira a alcançar tal feito.

          O aluno e atleta Felipe Oliveira Aguirre, Faixa Amarela, que representa o Colégio Agostiniano São José, participou de duas competições recentemente.

No fim do 1º semestre ocorreu em Jales a 9ª Copa de Judô da Cidade, onde se sagrou vice-campeão na categoria infanto-juvenil, meio leve. A competição foi destinada apenas a escolas selecionadas e teve um alto nível técnico.

No dia 09 de agosto, deu-se a Copa Palestra de Judô 2008, no Palestra Esporte Clube de São José do Rio Preto. A competição reuniu atletas da 6 ª Regional da Federação Paulista de Judô, e  Felipe ficou em 3º lugar em sua categoria. O evento contou com 15 participantes e mostrou, além da boa forma de Felipe, o ótimo trabalho do técnico e professor do Colégio, Roberto Fuscaldo, o “Sensei Kodancha 6º Dan”.

O Colégio é ciente da importância do esporte para seus alunos. Uma educação integral é o nosso objetivo.