PROJETO: “Fontes de iluminação”

Enfoque: Elementos Químicos

1º ano

abril-setembro/2015  

 

          No mês de setembro os alunos do 1º ano do Ensino Médio assistiram à palestra do Engenheiro Antônio Carlos Egea sobre os diversos tipos de fontes de iluminação.

          O evento integrou a etapa final do projeto “Fontes de Iluminação”, desenvolvido com os alunos sob a orientação da professora de Química Célia Regina Chiachio Egea, e teve como objetivo oferecer aos estudantes conhecimento sobre os diversos tipos de lâmpadas existentes no mercado, despertar o interesse pela utilização e conhecimento das mais eficientes bem como pelo destino correto das lâmpadas descartadas, estimulando atitudes que favoreçam a preservação do meio ambiente.

          Parabéns a todos!!!

Ricardo Constante Martins
ricardo@csj.g12.br
Coordenador Pedagógico

 

 

O PROJETO

 

DATA: 2º trimestre de 2015

ÁREA ENVOLVIDA: Química

PROFESSORA: Célia Regina Chiachio Egea

 

1.     INTRODUÇÃO

Existem diversos tipos de lâmpadas no mercado que se diferem na composição, eficiência energética, custo, fonte luminosa, entre outros. Devido à essa diversidade, o conhecimento das características básicas de cada lâmpada faz-se necessário não só para o uso mais eficiente e correto destas, como também para o destino mais adequado a ser dado e elas ao final de seu uso.

 Imersos em um clima de aventura e descoberta, os alunos poderão assimilar informações e sedimentar uma consciência ética e responsável do uso de cada tipo de iluminação.

Este projeto traz consigo a criação de um espaço para a reflexão dos alunos sobre a importância da utilização de lâmpadas eficientes, desenvolvendo meios para que eles adquiram uma consciência e cuidados com a eficiência energética na iluminação, durabilidade e perigos para a saúde e o meio ambiente.

2.     OBJETIVOS

     2.1. GERAL

Oferecer aos alunos conhecimento sobre os diversos tipos de lâmpadas existentes no mercado, despertar o interesse pela utilização e conhecimento das mais eficientes bem como pelo destino correto das lâmpadas descartadas, estimulando atitudes que favoreçam a preservação do meio ambiente.

     2.2. ESPECÍFICOS

- Relacionar os diversos tipos de iluminação com as propriedades dos elementos químicos;

- Classificar as lâmpadas quanto ao índice de reprodução de cor, temperatura de cor, vida útil e eficiência luminosa;

- Identificar a utilização dos diferentes tipos de lâmpadas nos seus diversos ambientes;

- Evitar a poluição de materiais pesados no meio ambiente e propor mudanças de hábitos para descartar as lâmpadas na forma correta;

- Criar a consciência de custo-benefício para o uso racional das lâmpadas de maior durabilidade e menor consumo de energia;

- Proporcionar atividades de socialização, integração, companheirismo, respeito mútuo e valorização do meio ambiente.

3.     METODOLOGIA

     3.1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO

O projeto será apresentado aos alunos em sala de aula, no decorrer do segundo trimestre e o conceito será introduzido durante as aulas de química geral.

     3.2. GRUPOS

Serão organizados 5 grupos de 6 alunos cada para a pesquisa e apresentação dos temas a seguir: Vapor de Sódio; Vapor de Mercúrio; Vapor Metálico; Fluorescente; Incandescente; Luz Mista; Halógena; Luz ultra violeta e Luz infra vermelho; Luz Negra e LED. Os temas serão sorteados.

     3.3. PESQUISA SOBRE O TEMA SORTEADO

Os alunos deverão pesquisar sobre o tema fazendo uso de livros, revistas e internet, sendo a pesquisa realizada em sala de aula e em casa. As pesquisas deverão abordar a composição química; funcionamento; aplicações e os perigos que caracterizam os vários tipos de iluminação, eficiência energética, durabilidade e custo no mercado.

Os alunos deverão interpretar e relacionar os elementos com as propriedades específicas.

     3.4. APRESENTAÇÃO DO TEMA

     Por meio de palestra demonstrativa, os alunos deverão apresentar o tema pesquisado, destacando principalmente o consumo de energia e o destino de resíduos produzidos no comércio em geral e na família.

4.     AVALIAÇÃO

Será feita sistematicamente e através da apresentação de slides, objetivando despertar o interesse dos colegas com imagens e textos explicativos.

5.     CRONOGRAMA

Atividades

Abril

Maio

Junho

Apresentação e introdução do projeto

x

 

 

Sorteio de temas a serem pesquisados pelos grupos

x

 

 

Pesquisa em sala de aula, biblioteca e em casa.

 

x

 

Apresentação dos temas pelos alunos (Avaliação)

 

 

x

Palestra com Engenheiro eletricista*

 

 

x

*Engenheiro Antonio Carlos Egea