Viagem Pedagógica

Cidades Históricas – MG

1º ao 3º ano

outubro/2014 

 

Entre os dias 10 e 15 de outubro, os alunos do Ensino Médio visitaram as Cidades Históricas de Minas Gerais.

A viagem proporcionou a aprendizagem aprofundada de conteúdos fundamentais para nossos alunos: a compreensão da formação cultural e Histórica do Brasil no século XVIII, a escravidão e as condições de vida dos trabalhadores no chamado Ciclo dos Minérios, os mecanismos de controle impostos por Portugal à colônia brasileira, a arte de Aleijadinho e outros artistas locais, a importância da região para a construção da Literatura brasileira (Barroco e Arcadismo), as formações geológicas, as bacias hidrográficas, a economia da região das Minas Gerais, o conceito de território e territorialidade.

Por ter sido tombada como “Patrimônio Histórico-Mundial” pela UNESCO (1980), Ouro Preto concentra em Igrejas e museus grande parte do acervo cultural da região e, por isso, foi a cidade-sede do passeio.

Para registrar os conhecimentos angariados, os alunos produziram um “Diário de Viagem”, com fotos (tiradas por eles mesmos) e reflexões em torno das visitações.

Acompanharam os alunos a professora Ana Claudia (Língua Portuguesa), o professor Constâncio (Geografia) e o Coordenador Pedagógico do Ensino Médio e professor de História Ricardo.

Parabéns a todos que participaram da viagem!!! 

Ricardo Constante Martins
ricardo@csj.g12.br

Coordenador Pedagógico


Fotos