Medicina USP - Workshop

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

maio/2009 

 

No dia 19 de maio de 2009, o Colégio Agostiniano São José esteve presente, com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em um Workshop na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP).

A participação nesse Workshop foi muito importante, pois nossos alunos puderam assistir a aulas de disciplinas Básicas, Clínicas e de Internato, uma definição própria da faculdade e aprendizagem constante no Hospital de Clínicas.

Assim, tiveram acesso a noções de semiologia, histologia, patologia, parasitologia, cirurgia, anatomia, primeiros socorros, traumatologia, além de informações sobre atividades extracurriculares promovidas pelo Centro Acadêmico, tais como: encontros, congressos e competições das mais diversas.

Cabe ressaltar que a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto conta com um time muito forte de handebol, tendo sido campeão por várias vezes, em competições que envolvem Faculdades de Medicina do estado de São Paulo (INTERMED).

Tudo serviu como mais um incentivo aos nossos alunos que porventura optem pela carreira médica.

Vale lembrar aqui que “Mesmo antes de você nascer, já tinha alguém torcendo por você... E, de tanto torcerem por você, você aprendeu a torcer”. (palavras de Carlos Drummond de Andrade, em Torcida de sua vida)...

Prof. Cesar Augusto Bochi
cbochi@csj.g12.br

Depoimento

 

Ter conhecido o espaço em que se insere a Medicina da USP de Ribeirão Preto foi simplesmente fascinante, principalmente, no que diz respeito à ótima estrutura, ao material de boa qualidade e em grande quantidade, e aos alunos se sentindo muito bem lá dentro.

Agora, falando sobre o 13º Workshop de Medicina, eu fiquei encantada com as exposições e com as aulas que foram preparadas pelos alunos da Medicina, pois esse projeto não tem a ajuda dos professores.

Juntos, veteranos e calouros se dando bem, todos bem humorados e dispostos, abrindo mão do tempo de estudo, para passarem um pouco de conhecimentos para nós. Mesmo os calouros, que não podiam ajudar, estavam lá com a mesma vontade, sendo os guias dos grupos.

Foi gratificante notar como é estar lá dentro. Valeu a pena e motivará os nossos estudos, como também nossas expectativas.

Assim, foi possível vislumbrar uma vida universitária, em que a faculdade pode ser realmente a melhor das fases da nossa vida.

Eu adorei e recomendo.

Só estando lá para sentir a energia que deles partem e a honra que aqueles alunos demonstram por estarem lá.  

Marília Cury
3º ano A

 


(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)