Projeto “Poty”

Enfoque: Produção, Práticas de Fabricação e Tratamento de Resíduos

outubro/2008

 

Com o objetivo de apresentar aos alunos o processo de fabricação de bebidas gaseificadas, os alunos do 1º Ano do Ensino Médio participaram de uma visita personalizada à empresa Refrigerantes Poty, em Potirendaba (SP), no dia 21 de outubro de 2008.

Acompanhados pela professora de Química, Célia, a visita mostrou as etapas do processo industrial, estimulando o interesse dos alunos pelo conhecimento e visão crítica do correto destino dos resíduos industriais, que devem ser tratados corretamente, garantindo a manutenção de um ambiente sustentável, segundo normas vigentes.

Foram demonstradas análises físico-químicas e microbiológicas que fazem parte do cotidiano industrial-laboratorial da empresa e que são etapas importantes para a produção de alimentos seguros ao consumidor. Os alunos aprenderam que essa produção requer práticas de controle que garantam a fabricação de produtos saudáveis e ausentes de contaminações.

A viagem educativa também apresentou o processo de tratamento de efluentes, o cotidiano do laboratório, a correta separação e destinação dos resíduos e a área de reflorestamento da empresa.

Para finalizar o passeio, os alunos conheceram as técnicas de fabricação de refrigerantes em garrafas de vidro e Pet, ressaltando a grande importância de evitar o desperdício de água e energia para a otimização do processo e preservação do meio ambiente, bem como os vários tipos de destino de resíduos, esperando que os alunos tenham uma atitude sensível, observadora e renovadora da ação construtiva e destrutiva do homem. Tudo isso, proporcionando uma atividade de socialização, integração, companheirismo, respeito mútuo e valorização do meio ambiente.

Profª. Célia Regina Chiacchio Egea
cegea@csj.g12.br

 


(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)