Projeto "Patrimônios Históricos Rio-pretenses"

ano

setembro/2010

 

Disciplinas envolvidas
Geografia – Profª. Janete Tavares de Souza Zanuzzo
- jzanuzzo@csj.g12.br
História – Profª. Gláucia Cristina R. Gomes
- ggomes@csj.g12.br

Coordenação
Mara Cristina B. S. Freitas -
mfreitas@csj.g12.br

 

Nas experiências do dia a dia, nosso olhar pode atuar de modo mecânico, condicionado, e muitos aspectos relativos ao universo visual, por conta disso, não são percebidos. As visualizações de um caminho que percorremos diariamente, por exemplo, costumam não despertar nossa reflexão. É nesse cotidiano marcado pela rotina que estabelecemos diversas relações com as pessoas e com a cidade. É no contexto da cidade que se torna possível promover a vida cultural ativa a partir da comuni­cação de formas de participação social e educativa que fa­voreçam o acesso à cultura. As instituições culturais são locais privilegiados de pro­moção e preservação da cultura, portanto, da memória coletiva, que é viva e está permanentemente em construção. Os saberes relativos às transformações históricas da função do espaço de prédios que hoje são instituições culturais enriquecem o conceito de patrimônio histórico, porque o associa à memória.  Portanto o Projeto Patrimônios Históricos Rio-pretenses tem como objetivo demonstrar a importância das instituições culturais na preservação e difusão da cultura, ajudando, assim, os estudantes a compreender que os patrimônios são lugares de pesquisa e difusão de conhecimento e que, portanto, têm uma intencionalidade. A visitação aos patrimônios proporcionou aos estudantes novas situações instigadoras de aprendizagem, pela oportunidade de ampliar seus conhecimentos e incentivá-los para que possam se tornar cada vez mais atentos às transformações da paisagem urbana de sua cidade, principalmente no que tange às transformações nas funções dos prédios, por meio da construção das concepções de espaço e na noção de temporalidade, desenvolvendo a percepção de que o espaço urbano pode materializar o tempo à medida que preserva os edi­fícios, além de admitir transformações. 

 

 


Fotos


 

 Andança
(Informática na Educação - Google Maps)