Projeto "Minijornal Virtual"

6º ano

junho/2009

TEMA: GÊNEROS TEXTUAIS  

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: INFORMÁTICA e LÍNGUA PORTUGUESA 

OBJETIVO: Através da interdisciplinaridade, Português/ Informática, conduzir o aluno do 6º ano a observar e refletir quanto ao uso dos diferentes gêneros textuais e suas relações. 

METODOLOGIA: Em Língua Portuguesa: utilizando o conteúdo trabalhado "gêneros textuais", suas características e utilizações coerentes, no decorrer do primeiro semestre, os alunos perceberão de maneira mais clara e concreta as diferenças presentes no convívio social e na vida: artigos de opinião, poesias, notícias, concursos, acrósticos, charges, dicas (saúde, esporte, trabalho, vivências), recados, bilhetes, cartas, crônicas, contos, diários, receitas, entrevistas, histórias em quadrinhos, resenhas (livros, filmes), adivinhações, charadas, desafios matemáticos, cruzadinhas, enigmas...

Após a abordagem de tais gêneros textuais, utilizarão a tecnologia computador - internet, o editor de texto e seus recursos para o sucesso na criação  do minijornal virtual orientados pela professora de Informática para organizar, estruturar e criar.

PROCESSO PARA MONTAR E EDITAR O MINIJORNAL:

Para organizar, estruturar e criar argumentou-se tipos de como estruturar um minijornal e como seria realizada esta atividade.

Os alunos trouxeram de casa e da Biblioteca Agostiniana exemplares de livros com gêneros textuais, jornais de circulação para explicitar os gêneros textuais presentes no jornal, partindo para a pesquisa na Internet  - sites de busca, informações e curiosidades para enriquecer o repertório e estabelecer a distinção do jornal de circulação e o que estava proposto para ser elaborado durante as aulas utilizando a ferramenta computador, promovendo a comparação, criação da estrutura, elaboração de desenhos, pegadinhas, desafios, piadas, contos, receitas, poesias, dicas, juntamente com a diagramação utilizando o recurso apresentado do programa editor de texto – formatação – colunas – linhas – caixa de texto – imagens – desenhos – cor – fonte da pesquisa.

O término do trabalho ocorreu com os alunos enviando o arquivo anexo para o e-mail da professora de informática, a qual organizou uma apresentação dos exemplares para que todos os alunos autores apreciassem o trabalho dos colegas no laboratório de informática e em seguida ser publicado por meio digital na página Web do Colégio.

AVALIAÇÃO: O aluno será avaliado em cada disciplina.

PROFESSORAS ENVOLVIDAS:
Paula Fernanda Prette Charaf Bdine (Informática)

Vera Lúcia Girardi Racanicchi (Língua Portuguesa)

 

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)