PROJETO "SÃO PAULO CULTURAL"

7o ano

junho/2008

 

        A viagem a São Paulo apresentou aos alunos dos 7º anos um dos roteiros culturais mais importantes da cidade: Museu Paulista, Pinacoteca, Museu da Língua Portuguesa, Memorial do  Imigrante, Butantã, passeio de metrô e  Maria-Fumaça; cada um com seus objetivos.

        A visita ao Memorial do Imigrante complementou o trabalho desenvolvido com os alunos sobre a História da Ferrovia no Brasil. O passeio de Maria-Fumaça foi bastante importante, pois nos transporta a outro tempo! O trajeto percorrido pela Maria-Fumaça (35min) atravessa o acervo de  vários trens de variadas épocas, que estão na fila da restauração e que tem como objetivo a preservação. A ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) responsável pelas restaurações informou que não contam com a ajuda de nenhum órgão estatal, vivem das doações e contribuições como, por exemplo, o pagamento do bilhete para o passeio de Maria- Fumaça. Os funcionários são todos voluntários, pois são conscientes da importância da preservação. (Veja o Projeto "História das Ferrovias").

        Além do acervo permanente, a Pinacoteca apresenta uma exposição sobre os 100 anos da Imigração Japonesa.

        A mostra está belíssima. Indumentárias, armas, porcelanas entre outros, compõe a história da cultura japonesa.

        Indumentárias do período Eu (século XVI-XVII) usadas nas apresentações de teatro têm desenhos do cotidiano do povo japonês, estações do ano e produtos cultivados na agricultura. Ornados de formas tão expressivas tornaram-se obras de arte.  Os artistas dos teatros mais conhecidos da época que eram o Kabuki e o Nó, não podiam repetir os trajes, pois isso poderia arruinar sua reputação. Os jovens das cidades eram os maiores admiradores das peças teatrais. As armaduras dos samurais e suas espadas são fascinantes.

        Enfim, os passeios cumpriram seus objetivos e os alunos perceberam a importância da arte e da preservação dos patrimônios culturais do Brasil e do mundo.  

       Profª. Glaucia Cristina Rodrigues Gomes (História)
ggomes@csj.g12.br
Prof. Luis Gustavo da C.Galego (Ciências)
lgalego@csj.g12.br

 


(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)