Projeto "Resgatando a arte circense"

 

março-abril/2008

  

RESPEITÁVEL PÚBLICO!

O CIRCO ESTÁ  DE VOLTA...

Hoje tem palhaçada?

Tem sim senhor...

Hoje tem marmelada?

Tem sim senhor...

O palhaço o que é?

É ladrão de mulher!

Ensino Fundamental

Áreas envolvidas:
História (Glaucia);
Arte (Aninha);
Geografia (Janete);
Ciências (Luís Gustavo e Branca);
Educação Física (Darcília e Marcos).

6º ano A, B, C e D.

Coordenação: Mara Cristina B. S. Freitas.

O projeto resgatando a arte circense teve sua primeira apresentação no ano de 2004, organizado pelas disciplinas de História (Profª. Glaucia) e Educação Física (Profª.Darcília e Profº.Marcos), onde foram desenvolvidas aulas de modalidades circenses relacionadas ao movimento e o contexto Histórico e cultural do circo.

No ano seguinte (2005) em sua segunda edição, o projeto contou com a participação das disciplinas de artes (Aninha) e ciências (Luís Gustavo), possibilitando aos alunos apresentarem números de mágicas, e exibirem seus talentos através da maquilagem circense. Mostramos também o palhaço Bidu, que arrebatou do público inúmero gargalhadas.

Nos anos de 2006 e 2007, a equipe devolveu novos projetos, mas este ano o CIRCO ESTÁ DE VOLTA na sua melhor versão.

Juntas, as disciplinas de História (Glaucia), Educação Física (Darcília e Marcos), Artes (Aninha), Geografia (Janete), Ciências (Luís Gustavo e Branca) e Coordenação Pedagógica (Mara) preparam um grande momento circense.

 

Introdução:

A arte circense surgiu na China por volta de 5000 anos. A acrobacia, contorcionismo e equilibristas eram as principais atrações.

Na Índia, Egito e Grécia antiga, inúmeras atividades de movimento eram demasiadamente apreciadas pelo público e influenciaram o circo moderno.

O primeiro circo moderno surgiu na Europa- na cidade de Londres por volta de 1770. Suas principais apresentações eram eqüestres.

O circo com suas características, e geral itinerantes, surge no Brasil a partir dos fins do século XIX.

 

Objetivos:

Interação dos alunos através da contextualização da arte circense nos seus aspectos intelectuais a práticos.

As disciplinas envolvidas buscam, buscam inovar as aulas com um tema interessante e divertido.

Através da contextualização da Arte Circense, serão feitos debates desde a origem do circo até os dias atuais, estimulando os alunos a perceberam as diferenças culturais relacionadas ao tempo histórico.

Entender as dificuldades do circo em meio a uma sociedade caracterizada pelas inovações tecnológicas, analisando seus aspectos positivos e negativos.

Discutir as apresentações do circo, como por exemplo, os números com animas, que foram proibidos por leis que protegem os mesmos e o meio ambiente.

Desenvolver aptidão através de números de movimentos (barra, contorcionismo, malabarismo) a maquilagem circense que sempre encantaram o homem e exerceu algumas funções utilitárias, mas na maioria das vezes serviram como uma “camuflagem”. Através delas (pinturas e máscaras) as pessoas se transportavam para outra realidade perdendo o medo e ousando e atitudes que não seria postas em prática sem o uso delas. No circo a maquilagem do palhaço transporta a pessoa para o mundo  lúdico.

 

Etapas do Projeto Circo Criarte:

 07/04/2008

Abertura do Projeto: Coordenadora Mara - Fundamental III

Apresentação em Power Point da História do Circo (Profª. Glaucia e Profª. Janete).

História do Circo ao Vivo: Palhaços Bidu, Batatinha e Chicletinho

08/04/2008

Circo Criarte

Apresentação de malabarismo, contorcionismo e magias (Profª. Darcília, Prof. Marcos, Prof. Luís Gustavo e alunos do 6º ano)

Maquilagem Circense (Profª. Aninha)

 

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)