PROJETO CHARLES CHAPLIN

9os anos A B C D 

abril/2008

 

 

OBJETIVO:

Fazer com que o aluno, através da vida e da obra de Charles Chaplin, entenda o cinema como um veículo do mundo pós-revolução industrial e identifique em seus filmes, toda a poesia e crítica ao sistema e sociedade da época.

 

ORGANIZAÇÃO:

Em grupos de até 5 pessoas, pesquisa da sua biografia e filmografia, para colocar os alunos em contato com sua vida e obra.

Depois desta apresentação, cada grupo escolhe um tema para ser desenvolvido relativo a um interesse especifico, como um filme, ou  a música deles, a caracterização do personagem, a mímica, as falas, a poesia, etc.

 

FASES:

1) Pesquisa

2) Apresentação da pesquisa

3) Apresentação do trabalho

 

Apresentação das pesquisas dia 11 de Março.

Apresentação do trabalho interpretativo dia 01 de Abril

 

INTERDISCIPLINARIDADE:

Inglês:

Trabalhando com possíveis diálogos nos filmes mudos.

Geografia:

Trabalhando as regiões de desenvolvimento da industrialização.

Arte:

Trabalhando a análise do filme “O Vagabundo”

Educação Física:

Operários em movimento!

Ginástica laboral:uma preocupação com a qualidade de vida e produção.

L.E.R.- Lesão do esforço repetitivo.

Português:

O desafio de ser comum.

Refletir sobre o tema VALORES: beleza exterior e tantos outros valores socialmente apreciados X beleza interior e valores interiores, não tão visíveis socialmente, mas de grande importância para a convivência diária;

Comparar os heróis do cinema hollywoodiano - associados à idéia de perfeição e de invencibilidade - ao individuo comum e anônimo- dotado de grande riqueza interior- presente nos seus filmes.

 

Profª. Maria do Céu de Toledo Piza Ferraz

mferraz@csj.g12.br

 


(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)