PROJETO CHARLES CHAPLIN
9os anos A B C D
abril/2008
OBJETIVO:
Fazer com que o aluno, através da vida e da obra de Charles Chaplin, entenda o cinema como um veículo do mundo pós-revolução industrial e identifique em seus filmes, toda a poesia e crítica ao sistema e sociedade da época.
ORGANIZAÇÃO:
Em grupos de até 5 pessoas, pesquisa da sua biografia e filmografia, para colocar os alunos em contato com sua vida e obra.
Depois desta apresentação, cada grupo escolhe um tema para ser desenvolvido relativo a um interesse especifico, como um filme, ou a música deles, a caracterização do personagem, a mímica, as falas, a poesia, etc.
FASES:
1) Pesquisa
2) Apresentação da pesquisa
3) Apresentação do trabalho
Apresentação das pesquisas dia 11 de Março.
Apresentação do trabalho interpretativo dia 01 de Abril
INTERDISCIPLINARIDADE:
Inglês:
Trabalhando com possíveis diálogos nos filmes mudos.
Geografia:
Trabalhando as regiões de desenvolvimento da industrialização.
Arte:
Trabalhando a análise do filme “O Vagabundo”
Educação Física:
Operários em movimento!
Ginástica laboral:uma preocupação com a qualidade de vida e produção.
L.E.R.- Lesão do esforço repetitivo.
Português:
O desafio de ser comum.
Refletir sobre o tema VALORES: beleza exterior e tantos outros valores socialmente apreciados X beleza interior e valores interiores, não tão visíveis socialmente, mas de grande importância para a convivência diária;
Comparar os heróis do cinema hollywoodiano - associados à idéia de perfeição e de invencibilidade - ao individuo comum e anônimo- dotado de grande riqueza interior- presente nos seus filmes.
Profª. Maria do Céu de Toledo Piza Ferraz
(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão
Voltar
do navegador para retornar)