Viagens Educativas

Ferramenta para a construção do conhecimento

"São Paulo Cultural"

Junho/2007 

 

As possibilidades de aprendizado e divertimento em excursões culturais são inúmeras e tornaram-se hoje parte integrante das atividades interdisciplinares inseridas no Projeto Educativo da escola.

Em contato com outros ambientes e expostos a novas situações, os alunos têm a possibilidade de exercitar a observação, o questionamento e realizar o posterior relato daquilo que viram e ouviram durante uma visita. Hoje, o conceito de sala de aula abrange um todo - dentro e fora dela.

Os recursos e a riqueza de informações proporcionadas por uma viagem educativa são cabíveis para todas as áreas do conhecimento e para todas as faixas etárias.

Em especial a “Excursão Cultural a São Paulo”, reúne informações artísticas, históricas e científicas que poderão tornar o aprendizado vivo e constante.

Na realidade, a visita começa em sala de aula com as abordagens dos professores e as trocas de informações com os alunos e pesquisas dos lugares visitados: 

- Pinacoteca de São Paulo;

- Museu da Língua Portuguesa;

- Exposição do Corpo Humano (Museu da Oca);

- Exposição sobre Darwin (MASP);

- Instituto Butantã;

- Museu Paulista (Museu do Ipiranga).

Enfim, são essas atividades que permitem ao aluno estabelecer elos entre o que viram, o que fazem na escola e o que vivenciam no cotidiano, fundamentais para a aprendizagem.

 

Mara Cristina B. da S.Freitas

Coordenadora Pedagógica
mfreitas@csj.g12.br

 

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Dias 02 e 03 de junho

 

 

 

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Dias 16 e 17 de junho