Projeto "Resgate de brincadeiras e brinquedos antigos"

 

setembro-outubro/2007

 

Relatos dos alunos

Fotos

 

Enfoque da atividade:

·        Resgate de brincadeiras e brinquedos antigos da nossa cultura

 

Séries Envolvidas :  

            8ºA; 8ºB; 8ºC; 8ºD

 

Disciplinas Envolvidas:

           Educação Física (Professora Darcília e Professor Marcos), Educação Artística (Professora Ana Maria, Professor Roberto)  e Português (Professora Marta).

 

Objetivo Geral:

            Resgatar as atividades lúdicas que nortearam as brincadeiras e os brinquedos dos pais e avós de nossos alunos.

 

Objetivos Específicos:

·        Educação Física:

Conhecer como os pais brincavam.
Aprender atividades físicas diferentes.
Estabelecer um momento de resgate e troca de experiências entre pais e filhos.

 

·        Português:

Descrever corretamente as atividades pesquisadas através de texto instrutivo.

 

·         Educação Artística

Representar os brinquedos e as brincadeiras pesquisadas através da arte.

 

Procedimentos:

1ª ETAPA:

·        Entregar pesquisa escrita para os professores de Português e Educação Física;

·        Formar grupos e materializar as brincadeiras idealizadas;

·        Definir os temas para os diversos grupos.

 

2ª ETAPA:

·        Produção artística de imagens de brinquedos e brincadeiras antigas para exposição;

·        Preparar o material e organizar a pratica das atividades escolhidas;

·        Produzir texto instrutivo para exposição.

 

3ª ETAPA:

·        Realização, no dia 03 de outubro, da 3ª Feira de Brinquedos e Brincadeiras, com visitação e participação dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.                                                                      

        

 Profª. Ana Maria Barreto Cammarosano
acammarosano@csj.g12.br

Profª. Darcília Aparecida Falco
dfalco@csj.g12.br

Prof. Marcos Antônio F.de Jesus
mjesus@csj.g12.br

Profª. Marta Maria C. Fregnan Faça
mfaca@csj.g12.br

Prof. Roberto Ferrari
rferrari@csj.g12.br

 

 

Relatos dos alunos:

 

8º A

 

Muito boa a experiência de ensinar as crianças, resgatar brincadeiras, ser responsável pela organização e sucesso do evento. Nesse momento nos colocamos no lugar de professores. E como é difícil! A expectativa gera uma ansiedade prazerosa!

 

8º B

 

O trabalho é prazeroso desde o momento da montagem do espaço das brincadeiras; na criação de um ambiente acolhedor para as crianças. Além disso, a agitação e a curiosidade com que as crianças chegam, despertam a vontade de interagir com elas. Enfim, com as músicas infantis como fundo musical, cria-se um ambiente de muito movimento e alegria.

 

8º C

 

Depois de todas as etapas finalizadas, o resultado é muito legal, quando vemos as crianças se divertindo e, principalmente, quando brincamos com elas. Na verdade, nós também nos divertimos muito! O grupo de fantoches gostou porque as crianças interagiram, tornando-se, muitas vezes, personagens da história.

 

8º D

 

É um aprendizado para nós, adolescentes, que não temos paciência pois, naquele momento, precisamos exercitá-la.

 

Foi um momento de nos encontrarmos com a nossa infância, fazendo-nos lembrar e compartilhar com as crianças.

 

 

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)