Aventurando-se pelo Reino das Plantas IV 

Maio/2007 

7º ano do Ensino Fundamental

Disciplinas Envolvidas: Ciências (Prof. Luís Gustavo) e Educação Física (Profª. Darcília e Prof. Marcos)

 

          Vegetais e plantas são importantíssimos para a manutenção da vida na Terra, seja como produtores nos diferentes ecossistemas, seja na produção do oxigênio atmosférico. Além disso, vegetais melhoram as condições climáticas das áreas por ele ocupados, aumentando a umidade local e reduzindo a temperatura a partir do sombreamento produzido por suas folhas. Portanto, uma visão mais holística deve ser destinada ao estudo das plantas, e não simplesmente uma visão estanque de cada um dos grupos.

          Pensando nisso, uma atividade envolvendo observação das plantas e interação com elas em um ambiente natural torna seu estudo muito propício. Além disso, crianças de 12 anos interessam-se muito por atividades lúdicas e que envolvam exploração de locais, o que torna uma visita a uma mata ciliar uma atividade extremamente atraente.

 

Objetivos
          O intuito deste trabalho foi colocar o aluno em uma situação real de coleta de plantas e outros vegetais, de forma a envolvê-lo com o trabalho desempenhado por botânicos, o que requer, por vezes, estratégias que incluem uso de força, equilíbrio e outras características físicas. Além disso, possibilitar ao aluno reconhecer, in loco, os diferentes grupos vegetais (Talófitas, Briófitas, Peteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas), bem como instrumentalizá-los em técnicas de conservação de espécimes coletados.

Pretendeu-se, também, que o aluno fosse capaz de reconhecer os ambientes ocupados por diferentes espécies vegetais, bem como as condições locais que permitam o crescimento de um vegetal e não de outro.

 

Metodologia e Comentários

          O primeiro procedimento metodológico foi um levantamento a respeito do conhecimento dos alunos sobre os vegetais: definições, exemplos, importância ecológica, utilização pelo homem, etc. Posteriormente, foi realizada uma visita a uma praça próxima ao colégio, bem como um passeio pelas dependências do mesmo com o intuito de se sistematizar, in loco, o conhecimento prévio dos alunos, anteriormente levantado.

          O segundo passo consistiu no planejamento de uma visita a uma mata ciliar: características gerais da área, o que cada aluno deveria levar, o que era de responsabilidade do grupo, atitudes e procedimentos durante o deslocamento até e na área, noções gerais de coleta de materiais. Nesta etapa, solicitou-se que os alunos levassem folhas de jornal, para a secagem das plantas que seriam coletadas, e recipientes transparentes com tampa, com os quais os materiais seriam coletados e posteriormente conservados em álcool 70%.

          O terceiro passo foi a visita à mata ciliar. Esta etapa foi a mais produtiva de todas, pois os alunos se envolveram de forma intensa com a atividade, que foi caracterizada por um clima de aventura, exploração de área e aprendizado. Na mata ciliar, os alunos puderam explorar a área livremente, identificando os vegetais e plantas que encontravam, fazendo anotações sobre as características ambientais do local e coletando materiais tomando cuidado para não danificar as plantas.

          O quarto passo e último passo foi a preparação das plantas para constituir a coleção botânica do Colégio. Para isso, os alunos distribuíram algumas plantas em folhas de jornal e mantiveram este conjunto pressionado por trinta dias, até que as plantas secassem. Algumas plantas e partes delas não podem ser secas, como ocorre com frutos e Gimnospermas, e tiveram que ser conservadas em via úmida (álcool 70%). Posteriormente, os alunos classificaram os vegetais em Talófitas, Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas.

 

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7º ano A

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7º ano C