Projeto "Ampliando a Sala de Aula" - 7º ano EF

 

Biotério e Museu de animais taxidermizados do

Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE);

Bosque Municipal de São José do Rio Preto

 

outubro/2007

 

7os Anos A, B e C

Datas: 04 e 09 de Outubro de 2007.

Professores envolvidos: Vera L.Girardi Racanicchi e Marta Maria C. Fregnan Faça (Português); Luiz Gustavo da Conceição Galego (Ciências)

 

JUSTIFICATIVAS:

Nesse projeto, a sala de aula torna-se o Biotério do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, o museu de animais taxidermizados do IBILCE e Bosque Municipal de São José do Rio Preto, possibilitando que o ensino dos seres vivos seja mais interessante e significativo pois aspectos morfológicos, ecológicos e evolutivos são passíveis de observação nos animais mantidos em cativeiro e em ambiente natural, além de observações em animais empalhados.

 

OBJETIVOS:

-Conhecer as dependências e o funcionamento de duas autarquias públicas de nosso município: A UNESP e o Zoológico Municipal;

-Ampliar a realidade pedagógica usando como espaço educativo o biotério da UNESP e o Zoológico Municipal;

-Observar o comportamento e as características morfológicas de diferentes animais em cativeiro no biotério da UNESP e no Zôo Municipal;

-Diminuir os pré-julgamentos relacionados aos ofídios.

 

METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS

O início da atividade foi marcado com a chegada ao IBILCE/UNESP e posterior encaminhamento ao biotério onde os alunos puderam observar vários artrópodes e ofídios, além de uma visita monitorada pelas dependências do IBILCE. Em seguida, caminhou-se até o Zoológico Municipal e lá os alunos puderam conhecer diferentes animais, tanto da fauna nacional quanto de outros ecossistemas não brasileiros.

Em cada um dos locais visitados, os alunos puderam observar:

IBILCE: A única Universidade Pública da região de São José do Rio Preto, especialmente o Biotério, onde são mantidos vivos animais de estudo, tais como ofídios, roedores, anfíbios e artrópodes, o Viveiro de Plantas, no qual vários representantes do Reino Vegetal são mantidos para estudos fisiológicos, e o Museu de Zoologia, que conta com inúmeros animais taxidermizados;

Bosque Municipal de Rio Preto: Um dos poucos zoológicos do Brasil que conta com uma mata nativa em seu interior. Lá os alunos conheceram várias espécies arbóreas oriundas do Cerradão, formação vegetal típica da região, bem como espécies animais que lá habitam e interagem com o ambiente, tais como primatas, insetos, roedores, aves, etc. Além disso, o Zoológico conta com várias espécies de fauna de diferentes regiões do globo, o que possibilita aos alunos aprofundar seu conhecimento a respeito delas. Além disso, os alunos conhecerão a importância de um Zoológico na preservação de animais, métodos de manutenção de animais em cativeiro e quais estudos estão sendo realizados atualmente lá.

            Em cada um desses locais, os alunos puderam fotografar os animais e anotar diversas características deles. Eles usaram toda essa documentação para elaborar um relatório e um acróstico, que serviram como estratégia avaliativa da atividade.

 

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