PROJETO: AMPLIANDO A SALA DE AULA

 

Conhecendo o Biotério do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE/UNESP), o Zoológico Municipal de São José do Rio Preto e o Bosque Municipal

 

6as séries A, B, C e D

Datas: 13 e 14 de Setembro de 2006.

Professores envolvidos: Vera L.Girardi Racanicchi, Marta Maria C. Fregnan Faça (Português) e Luiz Gustavo da Conceição Galego (Ciências) 

 

JUSTIFICATIVAS:

Nesse projeto, a sala de aula torna-se o Biotério do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), o Zoológico Municipal de São José do Rio Preto e o Bosque Municipal. Isto tornará o ensino dos seres vivos mais interessante e significativo pois aspectos morfológicos, ecológicos e evolutivos são passíveis de observação nos animais mantidos em cativeiro, no caso do Zoológico e do Biotério, e em ambiente natural, no Bosque Municipal.

Em cada um dos locais visitados, os alunos puderam observar:

IBILCE: A única Universidade Pública da região de São José do Rio Preto, especialmente o Biotério, onde são mantidos vivos animais de estudo, tais como ofídios, roedores, anfíbios e artrópodes, o Viveiro de Plantas, no qual vários representantes do Reino Vegetal são mantidos para estudos fisiológicos, e o Museu de Zoologia, que conta com inúmeros animais taxidermizados;

Zoológico Municipal de Rio Preto: Um dos poucos zoológicos do Brasil que conta com uma mata nativa em seu interior. Lá os alunos conhecerão várias espécies arbóreas oriundas do Cerradão, formação vegetal típica da região, bem como espécies animais que lá habitam e interagem com o ambiente, tais como primatas, insetos, roedores, aves, etc. Além disso, o Zoológico conta com várias espécies de fauna de diferentes regiões do globo, o que possibilitará aos alunos aprofundar seu conhecimento a respeito delas. Além disso, os alunos conhecerão a importância de um Zoológico na preservação de animais, métodos de manutenção de animais em cativeiro e quais estudos estão sendo realizados atualmente lá.

 

OBJETIVOS:

-Conhecer as dependências e o funcionamento de duas autarquias públicas de nosso município: A UNESP e o Zoológico Municipal;

-Ampliar a realidade pedagógica usando como espaço educativo o biotério da UNESP e o Zoológico Municipal;

-Observar o comportamento e as características morfológicas de diferentes animais em cativeiro no biotério da UNESP e no Zôo Municipal;

-Diminuir os pré-julgamentos relacionados aos ofídios.

 

METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS

O início da atividade foi marcado com a chegada ao IBILCE/UNESP e posterior encaminhamento ao biotério onde os alunos puderam observar vários artrópodes e ofídios. Em seguida, caminhou-se até o Zoológico Municipal e lá os alunos puderam conhecer diferentes animais, tanto da fauna nacional quanto de outros ecossistemas não brasileiros.

            Em cada um desses locais, os alunos puderam fotografar os animais e anotar diversas características deles. Eles usaram toda essa documentação para escrever uma fábula e elaborar uma ficha técnica de um animal que esteja ameaçado de extinção. Ao final, eles ilustrarão sua produção com uma imagem fotografada por eles mesmos.

Vídeo: cobra se alimentando com uma cobaia (943 Kb).

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