PROJETO AMPLIANDO A SALA DE AULA
5as Séries: Turma A Turma B Turma C Turma D
Datas: 02 e 04 de outubro de 2006.
Objetivo Geral
Conteúdos são informações relacionadas a um tema a ser estudado por meio de conceitos e categorias mas, ensinar não é um trabalho apenas com conteúdos. Os elementos entre a teoria e a prática nos levam a uma leitura do espaço, do tempo e da paisagem. A visita aos Monumentos Históricos dentro do projeto Ampliando a Sala de Aula torna-se um instrumento concreto do conhecimento, uma janela a mais para possibilitar o desvendamento da realidade pelo aluno.
Quando observamos uma paisagem, começamos por identificar suas formas e seus componentes, constituídos pelas edificações, ruas, vegetação, meios de transporte e deslocamento de pessoas, sua história, sua economia, sua importância para a comunidade local, etc. Precisamos dar sentido às formas paisagísticas que observamos, ou seja, precisamos entender como as coisas estão dispostas daquela maneira e naquele lugar. A paisagem é a forma espacial concreta com a qual temos contato imediato com o real.
Visitar as fontes dos acontecimentos históricos é, no mínimo, questionador, pois coloca o sujeito diante da passagem do tempo.
O fato de ir conhecer os monumentos históricos de uma cidade como São José do Rio Preto, origem da maioria dos alunos, diz respeito à valorização dos fatos passados que estão localizados em cada monumento. Conhecer um pouco da própria história social e política está intimamente ligado à construção da cidadania.
O conhecimento adquirido durante a visita aos monumentos será reproduzido nas aulas de informática pelos alunos através da confecção de um “folder” com informações e imagens dos locais visitados.
ÁREAS ENVOLVIDAS:
ARTES Profª. Ana Maria B. Cammarosano
GEOGRAFIA Profª. Janete Tavares de S. Zanuzzo
HISTÓRIA Profª. Gláucia Cristina Rodrigues Gomes
INFORMÁTICA Prof. Joel Vieira
Objetivos e Justificativa
Mostrar para os alunos envolvidos no projeto a importância do conhecimento da História local através de suas construções, obras de arte de artistas locais, arquivos de documentação para pesquisa e até assuntos do cotidiano como o tratamento da água consumida pela população.
Nas construções (como por exemplo a Swift e o Mercado Municipal) podemos destacar a questão da preservação destes patrimônios arquitetônicos, levantando a discussão sobre o que é um patrimônio tombado, componente importante para a História de Rio Preto.
O Museu de Arte Primitivista, localizado na Secretaria da Cultura, possui um acervo interessante sobre o artista Silva, que na sua trajetória profissional se destacou com a aquisição de prêmios importantes espalhando suas obras por parte da Europa, fato que valoriza não somente a categoria artística em questão, mas também nossa cidade.
A Basílica, situada no bairro Boa vista, que nos possibilita uma aula de História da Arte, focando nas pinturas, nas esculturas e arquitetura, podendo os alunos perceberem a influência que sofremos através dos séculos de povos da antiguidade como os gregos, por exemplo, no que diz respeito à arquitetura.
Mais um fato relevante é o da sociabilização dos alunos e sua participação, demonstrando interesse e podendo entender o significado de um turismo consciente.
Metodologia
Os alunos, juntamente com os professores de Geografia e História visitaram estes locais, podendo visualizá-los, assistiram mini-palestras oferecidas por monitores e ao mesmo tempo pelos professores envolvidos nos projeto.
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