PROJETO AMPLIANDO A SALA DE AULA

 

Visita aos Monumentos Históricos Rio-pretenses

 

5as Séries:     Turma A    Turma B    Turma C    Turma D

Datas: 02 e 04 de outubro de 2006.

 

Objetivo Geral

    Conteúdos são informações relacionadas a um tema a ser estudado por meio de conceitos e categorias mas, ensinar não é um trabalho apenas com conteúdos. Os elementos entre a teoria e a prática nos levam a uma leitura do espaço, do tempo e da paisagem. A visita aos Monumentos Históricos dentro do projeto Ampliando a Sala de Aula torna-se um instrumento concreto do conhecimento, uma janela a mais para possibilitar o desvendamento da realidade pelo aluno.

    Quando observamos uma paisagem, começamos por identificar suas formas e seus componentes, constituídos pelas edificações, ruas, vegetação, meios de transporte e deslocamento de pessoas, sua história, sua economia, sua importância para a comunidade local, etc. Precisamos dar sentido às formas paisagísticas que observamos, ou seja, precisamos entender  como as coisas estão dispostas daquela maneira e naquele lugar. A paisagem é a forma espacial concreta com a qual temos contato imediato com o real.

    Visitar as fontes dos acontecimentos históricos é, no mínimo, questionador, pois coloca o sujeito diante da passagem do tempo.

    O fato de ir conhecer os monumentos históricos de uma cidade como São José do Rio Preto, origem da maioria dos alunos, diz respeito à valorização dos fatos passados que estão localizados em cada monumento. Conhecer um pouco da própria história social e política está intimamente ligado à construção da cidadania.

    O conhecimento adquirido durante a visita aos monumentos será reproduzido nas aulas de informática pelos alunos através da confecção de um “folder” com informações e imagens dos locais visitados.

 

 ÁREAS  ENVOLVIDAS:

ARTES Profª. Ana Maria B. Cammarosano

GEOGRAFIA Profª. Janete Tavares de S. Zanuzzo

HISTÓRIA Profª. Gláucia Cristina Rodrigues Gomes

INFORMÁTICA Prof. Joel Vieira

 

Objetivos e Justificativa

    Mostrar para os alunos envolvidos no projeto a importância do conhecimento da História local através de suas construções, obras de arte de artistas locais, arquivos de documentação para pesquisa e até assuntos do cotidiano como o tratamento da água consumida pela população.

    Nas construções (como por exemplo a Swift e o Mercado Municipal) podemos destacar a questão da preservação destes patrimônios arquitetônicos, levantando a discussão sobre o que é um patrimônio tombado, componente importante para  a História de Rio Preto.

    O Museu de Arte Primitivista, localizado na Secretaria da Cultura, possui um acervo interessante sobre o artista Silva, que na sua trajetória profissional se destacou  com a aquisição de prêmios importantes espalhando suas obras por parte da Europa, fato que valoriza não somente a  categoria artística em questão, mas também nossa cidade.

    A Basílica, situada no bairro Boa vista, que nos possibilita  uma aula de História da Arte, focando nas pinturas, nas esculturas e arquitetura, podendo  os alunos perceberem a influência que sofremos através dos séculos de povos da antiguidade como os gregos, por exemplo, no que diz respeito à arquitetura.

    Mais um fato relevante é o da sociabilização dos alunos e sua participação, demonstrando interesse e podendo entender o significado de um turismo consciente.

 

Metodologia

    Os alunos, juntamente com os professores de Geografia e História visitaram estes locais, podendo visualizá-los, assistiram  mini-palestras oferecidas por monitores e ao mesmo tempo pelos professores envolvidos nos projeto.

 

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