PROJETO PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO AMBIENTAL

VIAGEM EDUCATIVA – CDCC USP – São Carlos

 

- Colégio Agostiniano São José

- Público alvo: 8ª série

- Professores: Elisete Filomena F. dos Reis e Débora Torres Megiane Carvalho

- Coordenadora: Mara Cristina B.S. Freitas

 

OBJETIVOS GERAIS: O conjunto de objetivos para o ensino de Ciências aponta uma intenção geral: criar oportunidades sistemáticas para que o aluno adquira um conjunto de conceitos, procedimentos e atitudes que operem como instrumentos para a interpretação do mundo científico e tecnológico em que vivemos, capacitando-os nas escolhas que fará como individuo e cidadão.  

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- identificar os elementos do ambiente como recursos naturais que têm um ritmo de renovação, havendo, portanto, um limite para a sua retirada.

- identificar a relação entre o desaparecimento dos recursos naturais e o desenvolvimento da região.

- perceber a profunda interdependência dos seres vivos e dos demais elementos do ambiente.

- relacionar a capacidade de interação com o ambiente e a sobrevivência das espécies.

- relacionar as características do ambiente natural e cultural com a qualidade de vida.

- perceber a importância de preservar os ecossistemas naturais e a biodiversidade da Terra e refletir sobre como a ação humana pode ameaçar o equilíbrio desses ecossistemas.

- identificar as principais diferenças entre serpentes peçonhentas e não-peçonhentas.

- reconhecer as principais espécies de animais capazes de causar lesões no homem.

- conhecer alguns cuidados em caso de acidentes com animais

- abordar a relação do relevo regional com a ocorrência da Bacia Hidrográfica

- estabelecer o conceito necessário de desenvolvimento sustentável e preservação ambiental

 

PROCEDIMENTOS:

       Através da excursão ao campo, os alunos irão conhecer a Bacia Hidrográfica do Rio Itaqueri, estabelecendo contato com as áreas desmatadas em nome do desenvolvimento agrícola e urbano e também com áreas de proteção ambiental, onde é possível o desenvolvimento sustentável.

       Conhecer e relacionar a estrutura da bacia, desde os rios de primeira ordem até o principal(etapas importantes de todo o conjunto), onde ocorrem ecossistemas bem distintos.

       Essa estrutura também está relacionada à formação do relevo e dos solos da região, que serão de extrema importância para o aproveitamento econômico.

      A vegetação natural, caracterizada por cerrado(solos menos férteis), matas (áreas de maior fertilidade) e mata ciliar (margens dos rios) permitirá a elaboração de conceitos significativos para a construção e complementação da aprendizagem.

       O cultivo de alguns produtos agrícolas, pastagens, urbanização, áreas de vegetação nativa, lazer e pesquisas localizadas na mesma área, comprovam que é realmente possível o desenvolvimento sustentável.

 

ASTRONOMIA – OBSERVATÓRIO

 

      Os jornais e revistas têm trazido muitas noticias  sobre a descoberta de novos astros e sistemas, com muitas informações sobre os meios de observar astros a grandes distancias. Vale a pena incentivar os alunos para que acompanhem esses fatos inclusive com visitas a observatórios.

 

OBJETIVOS GERAIS: levar o aluno a compreender que muitas regularidades da natureza (sucessão de dias e de noites, estações do ano, etc) podem ser explicadas pelas teorias acerca do sistema solar e dos corpos celestes em geral, passando a conhecer também a origem e a história desses corpos, bem como a força gravitacional e atração dos planetas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- caracterizar os diferentes tipos de astros

- identificar os astros visíveis no céu noturno

- entender a organização do Sistema Solar

- perceber a importância da observação como fonte de informação

-orientar-se no céu usando um ponto de referência com fundamentação científica  

 

Profª Elisete Filomena F. dos Reis

Profª Débora Torres Megiane Carvalho

 

http://cdcc.sc.usp.br

 

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