PROJETO "AVENTURANDO-SE PELO REINO DAS PLANTAS II"
2005
SÉRIE: 6ª SÉRIES (ENSINO
FUNDAMENTAL II)
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: CIÊNCIAS (Prof. Luís Gustavo) e EDUCAÇÃO
FÍSICA (Profª. Darcília e Prof. Marcos).
Vegetais
e plantas são importantíssimos para a manutenção da vida na Terra, seja
como produtores nos diferentes ecossistemas, seja na produção do oxigênio
atmosférico. Além disso, vegetais melhoram as condições climáticas das áreas
por ele ocupados, aumentando a umidade local e reduzindo a temperatura a
partir do sombreamento produzido por suas folhas. Portanto, uma visão mais
holística deve ser destinada ao estudo das plantas, e não simplesmente uma
visão estanque de cada um dos grupos.
Pensando nisso,
uma atividade envolvendo observação das plantas e interação com elas em
um ambiente natural torna seu estudo muito propício. Além disso, crianças
de 12 anos interessam-se muito por atividade lúdicas e que envolvam exploração
de locais, o que torna uma visita a uma mata ciliar uma atividade extremamente
atraente.
OBJETIVOS
O intuito deste
trabalho foi colocar o aluno em uma situação real de coleta de plantas e
outros vegetais, de forma a envolvê-lo com o trabalho desempenhado por botânicos,
o que requer, por vezes, estratégias que incluem uso de força, equilíbrio
e outras características físicas. Além disso, possibilitar ao aluno reconhecer,
in loco, os diferentes grupos vegetais (Talófitas, Briófitas, Peteridófitas,
Gimnospermas e Angiospermas), bem como instrumentalizá-los em técnicas de
conservação de espécimes coletados.
Pretendeu-se,
também, que o aluno fosse capaz de reconhecer os ambientes ocupados por
diferentes espécies vegetais, bem como as condições locais que permitam
o crescimento de um vegetal e não de outro.
METODOLOGIA E COMENTÁRIOS
O primeiro procedimento
metodológico foi um levantamento a respeito do conhecimento dos alunos sobre
os vegetais: definições, exemplos, importância ecológica, utilização pelo
homem, etc. Posteriormente, foi realizada uma visita a uma praça próxima
ao colégio, bem como um passeio pelas dependências do mesmo com o intuito
de se sistematizar, in loco, o conhecimento prévio dos alunos, anteriormente
levantado.
O segundo passo
consistiu no planejamento de uma visita a uma mata ciliar: características
gerais da área, o que cada aluno deveria levar, o que era de responsabilidade
do grupo, atitudes e procedimentos durante o deslocamento até e na área,
noções gerais de coleta de materiais. Nesta etapa, solicitou-se que os alunos
levassem folhas de jornal, para a secagem das plantas que seriam coletadas,
e recipientes transparentes com tampa, com os quais os materiais seriam
coletados e posteriormente conservados em álcool 70%.
O terceiro passo
foi a visita à mata ciliar. Esta etapa foi a mais produtiva de todas, pois
os alunos se envolveram de forma intensa com a atividade, que foi caracterizada
por um clima de aventura, exploração de área e aprendizado. Na mata ciliar,
os alunos puderam explorar a área livremente, identificando os vegetais
e plantas que encontravam, fazendo anotações sobre as características ambientais
do local e coletando materiais tomando cuidado para não danificar as plantas.
O quarto passo
e último passo foi a preparação das plantas para constituir a coleção botânica
do Colégio. Para isso, os alunos distribuíram algumas plantas em folhas
de jornal e mantiveram este conjunto pressionado por trinta dias, até que
as plantas secassem. Algumas plantas e partes delas não podem ser secas,
como ocorre com frutos e Gimnospermas, e tiveram que ser conservadas em
via úmida (álcool 70%). Posteriormente, os alunos classificaram os vegetais
em Talófitas, Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas.