PROJETO INTERDISCIPLINAR "MARCAS DO TEMPO"

2005

 Fotos

          O projeto "Marcas do Tempo" está sendo realizado pelo terceiro ano consecutivo. Neste projeto, são enfocados aspectos culturais que permitam o registro da história do ser humano. Em 2005, a utilização da escrita foi o ponto comum para discussões interdisciplinares entre as disciplinas Ciências (Prof. Gustavo), Educação Artística (Profa. Aninha), História (Prof. Gláucia) e Geografia (Profa. Janete).
          Este projeto teve como objetivos:
          1-Permitir ao aluno conhecer aspectos culturais da presença humana em diferentes momentos de sua história;
          2-Conhecer o artesanato em cerâmica, podendo observar os diversos momentos históricos e evolutivos dessa produção na vida do homem;
          3-Conhecer o processo de engarrafamento de água mineral, desde a captação até sua distribuição à população local e regional;
          4-Reconhecer a importância da cerâmica para o surgimento da escrita e as múltiplas possibilidades que se originaram a partir dessa descoberta, destacando questões artísticas ligadas à plasticidade.
          Para tanto, foi realizada uma excursão à cidade de Ibirá, importante estância hidromineral da região noroeste do estado de São Paulo. Nela, os alunos puderam conhecer como a água mineral, extraída de um lençol freático, pode ser captada, engarrafada e distribuída. Além disso, a partir de encenações, os alunos recriaram os períodos mais importantes da história humana (Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais), enfatizando o uso da cerâmica e da argila na produção de utensílios para a sobrevivência e nas pinturas rupestres, o que posteriormente culminou no surgimento da escrita propriamente dita.