PROJETO INTERDISCIPLINAR EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS ESPANHOL E INGLÊS
NO SÍTIO HIPONA

Público Alvo: 7ª série

Data: 23/08/05

Horário: 8h – 11h30min

Professoras: Nilza Lima (Profª. de Inglês) e Fabiola Coronado Franco (Profª. de Espanhol)

OBJETIVOS
Proporcionar ao aluno a integração das duas línguas estrangeiras estudadas no Colégio São José (espanhol e inglês), mostrando a partir de situações práticas do dia a dia como falar, ler, escrever e entender os dois idiomas; dando-lhes, assim, uma idéia global dessas línguas e tornando prazeroso o ensino das mesmas.

PROGRAMAÇÃO
As professoras realizaram três atividades no período da manhã totalizando 3h e 30min de atividades agradáveis aos alunos. Essas atividades foram divididas da seguinte forma:

1- Falsos Cognatos
As professoras dividiram os alunos em grupos de 5; três grupos de espanhol e dois de inglês. Cada grupo pegou uma placa grande contendo 16 palavras que são falsos cognatos e 36 plaquinhas com dois significados para cada palavra. Os alunos deveriam encontrar o significado real de cada falso cognato e encaixa-la ao lado da palavra correspondente. Enquanto foi realizada esta atividade, as professoras circularam pela sala para verificar o andamento da mesma. Ao terminarem, as professoras fizeram os comentários necessários e deram mais algum tempo para que eles corrigissem o que não estivesse certo. Após tudo corrigido, os grupos elaboraram uma pequena historia (diálogo) contendo pelo menos 6 palavras da lista aprendida. Os textos foram corrigidos pelas professoras e depois ensaiados pelos alunos para apresentação aos grupos. Observou-se nesta atividade, a criatividade, pronúncia e desenvoltura nas línguas estrangeiras. Esta atividade teve a duração de 1h e 30min.

2- Lanche da manhã
Para realizar esta atividade as professoras trabalharam, em sala de aula, o vocabulário de alimentos do café da manhã (inglês e espanhol). Foi, então, distribuído aos alunos a relação de alimentos que seriam servidos no lanche do Sítio Hipona e o que cada aluno deveria levar nesse dia. Esta atividade foi a mais esperada por eles. As professoras colocaram na mesa tudo o que eles trouxeram e assim iniciou-se a atividade. Nesta atividade os alunos deveriam pedir algo para comer e beber em espanhol e na rodada seguinte em inglês. Observou-se, a pronúncia e a desenvoltura no momento do pedido. Se o aluno não pronunciasse corretamente o que queria, deveria sentar-se e esperar a próxima rodada. Foi muito divertido trabalhar esta atividade pois eles se esforçaram ao máximo para não ter que esperar toda uma rodada para comerem de novo. Esta atividade teve a duração de 1h.

3- Amigo Secreto
As professoras distribuíram os papéis com os nomes dos alunos para que cada um pegasse o nome do seu amigo. Então, eles receberam das professoras um marcador de página cada um no qual cada aluno escreveu uma frase em espanhol e uma em inglês para o seu amigo secreto. Após isso, os alunos descreveram seus amigos secretos com características físicas (em espanhol) e psicológicas (em inglês) ou vice e versa. Observou-se nesta atividade a criatividade na composição das frases e a pronúncia nas descrições. Duração de 1h.