Projeto Interdisciplinar

CONFLITO POLÍTICO/RELIGIOSO NA IRLANDA DO NORTE

8as séries / 2005

 

*DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:

Geografia, Inglês, Ensino Religioso e Informática.

 

*INTRODUÇÃO:

A proposta da Campanha da Fraternidade 2005 – “Solidariedade e Paz” nos convida à reflexão sobre este tema tão atual.

Diante da realidade mundial, dos conflitos religiosos, somos chamados, junto com nossos alunos, a trabalhar valores como TOLERÂNCIA, RESPEITO, DIÁLOGO. Para que isto ocorra é necessário conhecermos a história, os motivos e a posição dos envolvidos.

 

*OBJETIVOS GERAIS:

- Desenvolver a noção crítica de avaliação das diferenças religiosas que na maioria das vezes geram conflitos.

- Criar condições para os alunos analisarem e concluírem diferenças entre interesses políticos no mundo atual e estimular que as conclusões sobre temas tão polêmicos sejam partilhadas entre eles via página na Internet.

- Trabalhar a língua e a cultura inglesa desenvolvendo conceitos inseridos no tema.

 

*OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- GEOGRAFIA: Introduzir a questão do conflito político-religioso na Irlanda do Norte especificando as diferenças religiosas, econômicas e políticas, além de mostrar o interesse inglês na região e a prática de atentados terroristas como forma de defesa irlandesa. Esclarecer a diferença entre Grã Bretanha, Reino Unido e Inglaterra.

- INGLÊS: Trabalhar, através de música e clip musical que retratam episódios ocorridos durante o conflito (grupo U2), a gramática e a cultura da Irlanda do Norte.

- ENSINO RELIGIOSO: Mostrar que é possível a convivência e a paz entre religiões diferentes. Que a tolerância, o entendimento e o diálogo são imprescindíveis nestes casos.

- INFORMÁTICA: Utilizando todo este conteúdo, oferecer aos alunos a oportunidade de publicarem suas opiniões em uma página na Internet que será alimentada ao longo do ano sob orientação de um mediador. Tais opiniões  serão fontes de discussão.

 

*CONCLUSÃO:

Após todo o desenvolvimento deste trabalho, o conhecimento da situação atual do conflito na região, a cultura e as diferenças religiosas, os alunos poderão analisar outros conflitos em regiões diferentes do mundo de uma maneira mais crítica e imparcial, além de desenvolver a discussão saudável pela Internet favorecendo o crescimento participativo deles nas questões mundiais.