Projeto Interdisciplinar
CONFLITO POLÍTICO/RELIGIOSO NA IRLANDA DO NORTE
8as séries / 2005
*DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Geografia, Inglês, Ensino Religioso e Informática.
*INTRODUÇÃO:
A proposta da Campanha da Fraternidade 2005 – “Solidariedade e Paz” nos convida à reflexão sobre este tema tão atual.
Diante da realidade mundial, dos conflitos religiosos, somos chamados, junto com nossos alunos, a trabalhar valores como TOLERÂNCIA, RESPEITO, DIÁLOGO. Para que isto ocorra é necessário conhecermos a história, os motivos e a posição dos envolvidos.
*OBJETIVOS GERAIS:
- Desenvolver a noção crítica de avaliação das diferenças religiosas que na maioria das vezes geram conflitos.
- Criar condições para os alunos analisarem e concluírem diferenças entre interesses políticos no mundo atual e estimular que as conclusões sobre temas tão polêmicos sejam partilhadas entre eles via página na Internet.
- Trabalhar a língua e a cultura inglesa desenvolvendo conceitos inseridos no tema.
*OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- GEOGRAFIA: Introduzir a questão do conflito político-religioso na Irlanda do Norte especificando as diferenças religiosas, econômicas e políticas, além de mostrar o interesse inglês na região e a prática de atentados terroristas como forma de defesa irlandesa. Esclarecer a diferença entre Grã Bretanha, Reino Unido e Inglaterra.
- INGLÊS: Trabalhar, através de música e clip musical que retratam episódios ocorridos durante o conflito (grupo U2), a gramática e a cultura da Irlanda do Norte.
- ENSINO RELIGIOSO: Mostrar que é possível a convivência e a paz entre religiões diferentes. Que a tolerância, o entendimento e o diálogo são imprescindíveis nestes casos.
- INFORMÁTICA: Utilizando todo este conteúdo, oferecer aos alunos a oportunidade de publicarem suas opiniões em uma página na Internet que será alimentada ao longo do ano sob orientação de um mediador. Tais opiniões serão fontes de discussão.
*CONCLUSÃO:
Após todo o desenvolvimento deste trabalho, o conhecimento da situação atual do conflito na região, a cultura e as diferenças religiosas, os alunos poderão analisar outros conflitos em regiões diferentes do mundo de uma maneira mais crítica e imparcial, além de desenvolver a discussão saudável pela Internet favorecendo o crescimento participativo deles nas questões mundiais.