PROJETO INTERDISCIPLINAR "BRASIL, ESPANHA, ESTADOS UNIDOS"

5ª série - Ensino Fundamental II

ENFOQUE
     Diferentes povos, diferentes medidas e diferentes moedas.

DATA
     2º trimestre de 2005.

ÁREAS ENVOLVIDAS
     Matemática, Inglês e Espanhol.

PROFESSORAS
     Márcia F. Salomão Guimarães
     Célia Regina Chiachio Egea
     Nilza Rosely F. Cassiolato de Lima
     Luciana F. Salomão Biselli

INTRODUÇÃO
     Dentre os vários povos existentes, o comércio e o uso de unidades de medidas e dinheiro são as formas utilizadas para realizar todos os tipos de transações.
     Embora moedas e cédulas sejam apenas discos de metal ou folhas de papel, em todo o mundo elas são aceitas em pagamento do que se compra.
     O dinheiro é um símbolo dotado de certo valor. Ao longo da história, os mais variados objetos foram utilizados como meio de pagamento.
     O objetivo principal deste projeto pedagógico é discutir com os alunos os vários tipos de unidades de medidas e a evolução do dinheiro no decorrer dos tempos.

OBJETIVOS GERAIS
- Proporcionar ao público alvo a visualização da diferença entre unidades de medidas nos três países;
- Ressaltar a grande importância do conhecimento da língua para poder interpretar os sistemas de medidas;
- Ampliar os diferentes conteúdos trabalhados em sala de aula apresentando os países.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
     Conhecer e comparar as unidades de medidas e as moedas dos três países.

DESENVOLVIMENTO
- Pesquisar na Internet, enciclopédias e com colaboradores a origem e evolução do dinheiro, selecionando-os por meio de figuras ou fotos;
- Investigar as moedas com os respectivos nomes dos países de origem;
- Elaborar um quadro comparativo das moedas e unidades de medidas dos três países.

METODOLOGIA
     Inicialmente o projeto será apresentado a todos, enfatizando os objetivos a serem alcançados, após a atividade. Em seguida, a cada dificuldade superada, a aluno passará ao próximo desafio.

AVALIAÇÃO
     A avaliação será progressiva, culminando com uma exposição no final de agosto.