Projeto "Ampliando a sala de aula"

Circuito Histórico-Cultural
São José do Rio Preto e Olímpia

Datas: 25/10/2004 - São José do Rio Preto - 5ª série A e D
            26/10/2004 - São José do Rio Preto - 5ª série B e C
            05/11/2004 - Olímpia

Áreas Envolvidas: História e Geografia

Fotos

TRABALHO EM CAMPO

1ª ETAPA

ROTEIRO CULTURAL E PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS RIOPRETENSES

Serão realizadas visitas aos locais da 1ª etapa com os professores do Colégio São José.
- SESC
- TEATRO MUNICIPAL
- CINEMAS
- CASA DA CULTURA/HEMEROTECA
- BISPADO
- BIBLIOTECA MUNICIPAL
- SWIFT
- PALÁCIO DAS ÁGUAS
- CATEDRAL
- MERCADO MUNICIPAL
- BASÍLICA

METODOLOGIA
          Os alunos deverão entregar um trabalho digitado ou manual, com dados e referencias sobre os locais (Teatro, Palácio das Águas, Mercado Municipal, Bispado etc), que posteriormente o término das pesquisas serão visitados.
          O objetivo das visitas por esse roteiro cultural e patrimônios históricos é conscientizar os alunos que a História está por toda a parte e pode estar relacionada ao lazer.
          As pesquisas devem ser entregues ao professor de História antes de se iniciarem as visitas.

OBJETIVOS
          "A escola será templo ou estaleiro?" (Célestin Freinet)
          "O homem deve ser o sujeito de sua própria educação" (Paulo Freire)
          Foi pensando nestas frases, entre outros fatores, que surgiu a idéia de desenvolver o projeto citado acima.
          O ensino de História torna-se realmente relevante quando os alunos juntamente com o professor conseguem "enxergar" um sentido para esse estudo.
          O fato de ir conhecer os monumentos históricos de uma cidade como Rio Preto, origem da maioria dos alunos, diz respeito à valorização dos fatos passados que estão localizados em cada monumento.
          Conhecer um pouco da própria história social e política está intimamente ligada a construção da cidadania através do ensino de história. Indagações são necessárias.
          "Porque estudar História? Para que estudar o passado se o importante é o presente? Quando feitas pelos alunos, expressam de algum modo a falta de sentido no que lhes é ensinado". (Ana Maria Monteiro.           Preconceito contra o passado e má compreensão do trabalho docente prejudicam o ensino. Revista Nossa História, março de 2004,pág.85).
          É justamente por essas indagações, que se desenvolve tal projeto, no intuito de responde-las e tornar dinâmica a compreensão do estudo de história, mudando a visão obsoleta que se tem sobre o tema.
          Visitar as fontes dos acontecimentos históricos é no mínimo questionador, pois coloca o sujeito diante da passagem do tempo. Imagine como os alunos de uma 5ªsérie vão se sentir num arquivo ao manusear exemplares de jornais desde a fundação da cidade ou até mesmo anterior. É interessante que os alunos percebam as folhas amareladas pelo tempo, o tipo de impressão, a notícia que está ali a anos ou décadas, bem anteriores aos seus nascimentos.
          Isto pode despertar no aluno a compreensão dos fatos históricos e um interesse contínuo em aprender sobre o assunto.
          "Num mundo onde os meios de comunicação acentuam a importância do tempo presente, em que o "aqui" e o "agora" parecem ocupar todas as atenções e o antigo é qualificado como velho e descartável, o estudo da história torna-se difícil e desafiador".(Idem)
          Mas felizmente é possível mostrar que a história é indispensável, superando a falsa realidade transmitida pelos meios de comunicação.

Professora Gláucia Cristina Rodrigues Gomes (História)

2ª ETAPA

TURISMO REGIONAL - CONHECENDO O ACERVO HISTÓRICO DE OLÍMPIA E O THERMAS DOS LARANJAIS

OBJETIVOS
          O turismo é basicamente uma prática relacionada às diversas atividades e movimentos de uma sociedade. Entretanto para se desenvolver esse fenômeno, é preciso identificar as inúmeras atividades culturais encontradas na sociedade. Resgatando os valores históricos e culturais, bem como o lazer associado a eles.
          Hoje se percebe a importância da visita técnica, como forma de rever os conceitos teórico-metodológicos e expressar o diálogo produzido em sala de aula, através da descrição da paisagem geográfica, conhecida como o campo de desenvolvimento da ciência geográfica, com a construção de conceitos a partir de observações feitas no desenvolvimento técnico-científico e reforçadas pelo método da visita técnica.
          Em Olímpia o turismo estimula e auxilia a cobrir gastos com preservação de sítios arqueológicos, construções e locais históricos. O turismo intensifica a auto-estima da comunidade local e oferece a oportunidade de uma maior compreensão e comunicação entre os povos de formações diversas além de criar facilidades de recreação que pode ser usada pela comunidade local.

Professora Janete Tavares de S. Zanuzzo (Geografia)