Projeto "Resgatando a história local e regional"

Visitação a Japurá e Vila Ventura

Data: 09/12/2004

Fotos

Projetos Pedagógicos

          As escolas hoje dão importância aos projetos pedagógicos porque têm neles um objetivo compartilhado por todos os envolvidos, gerando interação pedagógica.
          Os projetos são, na realidade, verdadeiras fontes de criação, possibilitando melhor forma de trabalhar conteúdos de maneira mais envolvente e interessante e, ainda, perceber no aluno diferentes formas de aprender, assim como as dificuldades e potencialidades de cada um.
          A teoria quando assumida em grupo transforma-se em força material, pois a interação é fundamental para a produção individual e coletiva.

Projeto: Resgatando a história local e regional

          O Colégio Agostiniano São José desenvolverá esse projeto no E.F. II em 2005, com o objetivo de contextualizar a nossa história, revendo locais e narrativas de fatos que aconteceram tão próximos, mas desconhecidos e pouco divulgados.
          A primeira fase do projeto foi à visitação de Japurá, antigo povoamento existente próximo a Uchoa. Os professores envolvidos no projeto tiveram a oportunidade de conhecer algumas particularidades da cidade de Japurá, como o seu desaparecimento em virtude da população ter contraído a malária coincidindo também com a crise de 1924.
          Hoje, da localidade, restam somente algumas casas e a estação ferroviária evidenciando o estilo arquitetônico e as marcas do passado. Os professores estiveram lá para iniciarem o desenvolvimento do projeto embasados na realidade e construírem com os alunos seus conhecimentos, impulsionados pelas descobertas.
          Outra localidade visitada com o mesmo objetivo foi Vila Ventura, fundada pelo Capitão Ventura, e que hoje possui poucos habitantes em decorrência da falta de oportunidades de trabalho e, conseqüentemente, de sobrevivência. A casa do fundador sobrevive abandonada, mas ainda retém marcas características da época de sua construção (1924).

Coordenação do E.F.II