Teatro na Escola

Espetáculo Ana Luz

Junho/2015

 

O ensino de Arte é tão importante na vida dos seres humanos, que podemos dizer que o indivíduo que não possui um contato direto com a Arte, terá uma experiência de aprendizagem limitada, pois, “escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida”.

Ainda que a literatura proporcione isso, entendemos a necessidade de refletir com os alunos uma outra perspectiva de arte na escola: o teatro.

Tendo por base esse objetivo, iniciamos o ano letivo estudando com 6º e 7º anos, um importante escritor: Hans Christian Andersen. Esse imortal autor dinamarquês de contos de fadas e renomado poeta contribuiu para levar os alunos a resgatarem o sonho por meio dos textos e aprofundarem a ideia que tinham sobre os contos de fadas. Isso, porque embora os contos estejam envoltos em uma atmosfera de sonho e fantasia, Andersen procurava transmitir modelos comportamentais que a estrutura social de sua época deveria absorver. Ele também procurava refletir em seus contos os conflitos instaurados entre os que detêm o poder e os que a eles são submetidos. Hans acreditava profundamente que a igualdade de direitos deveria reger o mundo e a relação entre os homens.

Fizemos, então, a leitura do conto A pequena vendedora de fósforos, de Hans C. Andersen, que serviu de base para a reflexão dos alunos sobre o espetáculo Ana Luz, criado pela Cia da Casa Amarela. Ele é uma adaptação da obra A pequena vendedora de fósforos para o sertão brasileiro, inspirada na obra de Guimarães Rosa. Traz o clássico europeu para o universo da seca, fome e miséria do sertão, e vários aspectos dessa adaptação foram discutidos com os alunos, como a questão geográfica, cultural, linguística, social e histórica. Inclusive, a exploração do trabalho infantil.

Entendemos que por meio da Arte é possível fazer uma ressignificação da realidade, uma vez que, a troca de experiências que ocorre no ambiente escolar mostra que cada indivíduo compreende a mesma coisa de maneira diferente, construindo o próprio conhecimento. Nesse sentido, conhecer o autor Hans C. Andersen, fazer a leitura de alguns de seus contos e, por fim, assistir a uma adaptação de uma de suas obras, proporciona aos alunos uma experiência de aprendizagem instigante e ilimitada.

 

Profa. Marta Maria C. Fregnan Faça
mfaca@csj.g12.br

Profa. Maria Fernanda Faccipieri Silva
mfsilva@csj.g12.br

 

Veja alguns dos momentos registrados com nossas turminhas: