Leitor, colhedor de conhecimento
Uma vivência no novo espaço do Campão
6º e 7º anos
junho/2015
Não há possibilidade de se falar em leitura sem relacioná-la ao conceito de ser leitor.
Ser leitor é transcender o conhecimento sobre o código escrito; ler é um ato de conhecimento e, por que não, autoconhecimento? É um processo que não apenas juntamos sílabas; somamos ideias, construímos pontes, enxergamos o outro.
Nesse sentido, não há possibilidade de formar novos leitores se não atrelarmos prazer e conhecimento, ou seja, se nossos alunos não se conscientizarem dessa relação, dificilmente vamos aproximá-los do texto.
Descobre-se pela impalpável trama da linguagem, a forma mais palpável de realidade e, ao mesmo tempo, a mais intocável também. Se antes dos textos lemos a realidade com os sentidos, com os textos acrescemos mais ainda esta possibilidade da percepção porque o ato de ler significa apoderar-se também daquilo que está distante dos sentidos.
É importante formar leitores, e não apenas ledores no processo educacional. O leitor, diferentemente do ledor, compreende o texto na sua relação com o contexto, na sua relação de interação com a forma. O leitor adquire através da observação mais detida, da compreensão mais eficaz, uma percepção mais crítica do que é lido, isto é, chega à política do texto. A compreensão social da leitura dá-se na medida dessa percepção. Pois bem, na medida em que ajudo meu leitor, meu aluno, a perceber que a leitura é fonte de conhecimento e de domínio do real, ajudo-o a perceber o prazer que existe na interpretação aprofundada do texto.
Sendo assim, existem inúmeras formas de incentivar, despertar, instigar o gosto e o prazer pela leitura e participar do processo de formação de novos leitores. Em nossas aulas de LIPT, (Leitura, Interpretação e Produção textual) nos 6º e 7º anos, optamos por ler em um lugar muito agradável que o Colégio São José proporciona: o novo espaço no Campão.
A expectativa é gerar em nossos pequenos essa profundidade, prazer e o hábito pela leitura, para que possam tornar-se colhedores de conhecimento e autores de sua própria história.
Estes são alguns dos momentos registrados em nosso tempo de leitura:
Profa. Maria Fernanda
Faccipieri Silva
mfsilva@csj.g12.br
Profa. Marta Maria C.
Fregnan Faça
mfaca@csj.g12.br