Berço da República, uma viagem a Itu e Porto Feliz

6º ano

setembro/2015

 

Durante os dias 25, 26 e 27 de setembro, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio mergulharam num pedacinho do passado do nosso Brasil. Como parte do roteiro, visitaram nas cidades de Itu e Porto Feliz lugares históricos que deixaram a marca importante para o país.

Além de ser famosa pelos seus exageros no tamanho das coisas, Itu também é conhecida por ser berço da república brasileira e os alunos puderam constatar isso ao visitar o Museu da República na cidade. Além disso, puderam conhecer ainda um pouquinho do cotidiano dos antepassados da região em visita à Fábrica de Chocolate (localizada em uma propriedade que antigamente abrigou escravos, seguidos de trabalhadores italianos), a Fábrica de Tecidos São Luiz, a primeira a usar máquinas a vapor em todo o estado de São Paulo e, fechando o passeio pela cidade ao Museu da Energia. Foi possível visitar também na cidade o Parque do Varvito, que conta um pouquinho da história geológica da região (pesquisas indicam que o local já foi um lago glacial há 280 milhões de anos) com a presença de fósseis inclusive.

Para encerrar as atividades, na cidade de Porto Feliz os alunos conheceram o local (e as histórias) de onde saíam as monções (expedições a barco pelo rio Tietê com fins comerciais, militares e de colonização) em direção ao interior do país.

Mantendo as tradições dos passeios culturais, os alunos puderam contemplar ainda a beleza arquitetônica e as obras de artistas renomados nas igrejas históricas das cidades de Itu e Porto Feliz.

Professores:

Guilherme Sonehara – Ciências

gsonehara@csj.g12.br

 

Janete Tavares de Souza Zanuzzo – Geografia

jzanuzzo@csj.g12.br

 

Coordenação:

Mara Cristina B. da S. Freitas

mfreitas@csj.g12.br