Passeio Hidrovia Tietê/Paraná

Barco Odisseia

8º ano

outubro/2015 

 

 

            Neste ano de 2015, comemoramos 10 anos do passeio pela hidrovia Tietê/Paraná a bordo do barco Odisseia. Neste passeio os alunos entram em contato com a natureza, conhecem o Rio Paraná, veem o funcionamento de uma Eclusa.

            A Hidrovia Tietê/Paraná possui 2.400 km navegáveis, com área de influência sobre os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, com vias nos seguintes rios: Paraná, Paranaíba, Paranapanema, Piracicaba, Tietê, Grande e canal de Pereira Barreto,  por esta razão, chamada de Hidrovia do Mercosul.

            Um sistema de  eclusas viabiliza a passagem pelos desníveis das muitas represas existentes nos dois rios (Rio Tietê e Paraná). Eclusa é uma obra da engenharia hidráulica que permite embarcações navegar por desníveis no rio. Esses desníveis geralmente são ocasionados por barragens, queda de água ou corredeiras. Dizem que a eclusa é um sistema onde o barco anda na vertical e funciona como elevador para os navios, pois as embarcações passam do nível mais baixo para o mais alto, e vice-versa.

             O Barco Odisseia realiza um passeio pelas águas do Rio Tietê, em um ambiente alegre, com música, brincadeiras, danças para adultos e crianças. O barco faz a eclusagem do lago da usina para o rio em um desnível de 32 m, com elevadores movidos com a própria água do lago da usina hidrelétrica de Nova Avanhandava.

            Os alunos do 8º ano, a bordo do Barco Odisseia, constataram a grandeza do conhecimento in loco, desfrutando das belezas da natureza e da tecnologia desenvolvida pelo homem.

Profa. Vera Regina de Oliveira (Branca)
voliveira@csj.g12.br

Profa. Débora Torres Megiane Carvalho
mcarvalho@csj.g12.br