Projeto “Amizade em Cartas”

6º ano

junho/2015 

 

No último mês, a turma do sexto ano se envolveu com a produção de uma carta informal visando à interação e ao desenvolvimento de relacionamento entre os alunos. A produção textual se deu a partir de um sorteio, também conhecido como amigo secreto, em que os alunos tiraram envelopes com o respectivo endereço do amigo no destinatário e, assim, escreveram uma carta descrevendo suas rotinas.

Além de ter sido uma surpresa os amigos para os quais escreveriam suas cartas, eles tinham um desafio: guardar segredo para que o amigo só descobrisse quem o havia tirado até que a carta chegasse pelo correio em sua casa. Isso mesmo! Todas as cartas foram enviadas pelo correio. Foi uma grande diversão!

A ideia foi trabalhar a importância das cartas ao longo do tempo, isso foi feito a partir de algumas que marcaram a história, como a carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal, em 1500, que foi o primeiro documento escrito da história brasileira; as cartas que Freud escreveu que fizeram parte da evolução de seus pensamentos que desaguaram na Psicanálise; a carta que Franz Kafka escreveu para seu pai que, no entanto, nunca foi enviada e acabou virando um de seus livros mais importantes: "Carta ao Pai.“; além de cartas de alforria, cartas do grande escritor Caio Fernando Abreu e exemplos de cartas pessoais.

Os trechos das cartas lidas foram explorados como modelos para a escrita, a fim de que os alunos percebessem as diferenças de estrutura, linguagem, grau de formalidade e assim pudessem escrever sua própria carta pessoal, resgatando o costume e as sensações de se enviar e receber uma carta num tempo em que se envia uma mensagem com apenas um click!

Registramos a finalização do projeto com as fotos abaixo:

  

Profa. Maria Fernanda Faccipieri Silva
mfsilva@csj.g12.br

Profa. Marta Maria C. Fregnan Faça
mfaca@csj.g12.br