Sebastião Salgado

Genesis

abril/2015

 

          “No princípio, criou Deus os céus e a terra. 
          E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo;
          e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. 
          E disse Deus: Haja luz. E houve luz...” 

 

Ter oportunidade de visitar a exposição de Sebastião Salgado é embrenhar-se num mundo primitivo onde apenas paira o Espírito de Deus...    

Fotografar é conseguir ver através das objetivas de uma câmara fotográfica um quadro emoldurado com arte e tons, no caso, pequenos nuances entre pretos, brancos e cinzas. Tudo isso conseguido como um registro de momentos que se eternizaram nas mãos hábeis de Sebastião Salgado.

Através de Lelia Wanik Salgado (esposa) pode-se observar oito anos de uma rica pesquisa em que 245 trabalhos foram selecionados e divididos em regiões geográficas da terra muito bem delineadas através de fortes contrastes entre o preto e o branco, todos emoldurados em temas fortes e  dramáticos na objetiva perfeita desse artista da fotografia.

Nós, do Colégio Agostiniano São José – 9ºs anos, EFIII - , visitamos essa belíssima coletânea que enriqueceu nossos mundos, em termos de arte, e que nos deu a oportunidade de ampliar as estratégias de leitura de linguagens não verbais, em Língua Portuguesa.

Os mais diversos recantos da terra, maravilhosos, hostis, repletos de uma beleza cruel e encantadora não escaparam da visão do fotógrafo e tudo isso nos fez crescer e meditar sobre as mais diversas etnias e os mais estranhos costumes.

Existem momentos inesquecíveis que só a arte pode nos proporcionar... e uma máquina fotográfica registrar e eternizar...

 

Prof. Roberto Ferrari (Arte e Desenho Geométrico)
rferrari@csj.g12.br

 

Profa. Ana Cláudia Bertini Ciencia (Língua Portuguesa)
aciencia@csj.g12.br

 

Profa. Cláudia Fernandes C. Pinheiro (Língua Portuguesa)
cpinheiro@csj.g12.br