Terrário

9º ano

abril/2014

 

Há cerca de 150 anos, o médico inglês Nathaniel Ward resolveu colocar algumas pupas de borboletas junto a um pouco de terra, dentro de uma caixa de vidro fechada para observar a metamorfose desses insetos. Mas, para sua surpresa, o que ele observou foi o desenvolvimento de esporos e sementes, dando origem a plantas que sobreviveram naquele local, mesmo sem qualquer cuidado de sua parte. A partir deste incidente, a manutenção de espécies em recipientes fechados popularizou-se e, atualmente, esse sistema natural em escala reduzida é chamado terrário.

Objetivos gerais:

·         O projeto tem por objetivo fazer os alunos observarem os fenômenos químicos e físicos, ciclo da água na natureza, conhecer o modo de vida de algumas plantas, relatar o que acontece no terrário e colocar em prática o aprendizado do projeto em seu cotidiano.

 

Objetivos específicos:

·         Conhecer o modo de vida de alguns vegetais;

·         Observar como vegetais respiram e se alimentam;

·         Perceber que a água, o ar e a luz são importantes para a vida vegetal (fotossíntese);

·         Observar o ciclo da água e as mudanças de estado físico (evaporação, condensação);

·         Modo de vida de algumas plantas;

·         Fenômenos químicos e físicos.

 

Por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na turma, sobre o ciclo da água e a importância dela para as plantas e os fenômenos químicos s físicos que ocorrem dentro do terrário. Podemos observar o ciclo da água num recipiente fechado, mas podemos também observar o ciclo da água no terrário, com plantas vivendo nele.  Para tanto resolvemos propor aos alunos a construção de um terrário para que seja feita a observação de alguns desses aspectos, como germinação, ciclo da água na natureza e respiração dos vegetais. O presente trabalho se propõe, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, desenvolver atividades relacionadas aos aspectos que envolvem a construção de um ambiente fechado e de fácil visualização e entendimento sobre o ciclo da água.

Destinando-se tal proposta aos alunos da educação onde a escola pode oferecer a oportunidade de aprendizagem das mais diferentes formas. Colocar o terrário perto de uma janela ou local ilumindo com a luz solar.

 

Profa. Elisete Filomena Ferraresi dos Reis
ereis@csj.g12.br