I Campeonato de Cubo Mágico – Colégio Agostiniano São José

 

novembro/2014

 

O Cubo Mágico, ou Cubo de Rubik como é comercializado, teve seu primeiro protótipo em 1974. O arquiteto e professor de design de interiores, Ernö Rubik, desenvolveu uma peça geometricamente perfeita para demonstrar a seus alunos o conceito de tridimensionalidade. Pintou, então, cada um dos seis lados da figura de uma cor diferente e, após algum tempo, desenvolveu um mecanismo interno que permitia o deslocamento das faces.

Esse ano, o cubo completou 40 anos e encantou também os alunos dos 7ºs anos do colégio, que pesquisaram a história do quebra-cabeça a partir de uma atividade de atualidades de Matemática. Dentre as curiosidades encontradas pelos alunos, a que mereceu mais destaque para a maioria diz respeito à quantidade de combinações possíveis para o cubo.

Esse quebra-cabeça possui aproximadamente 43 quintiliões de combinações e, ainda assim, não são todas as pessoas que conseguem resolvê-lo. Parece desafiador? De fato é. Com tantas possibilidades e, ao mesmo tempo, tão poucas pessoas que o resolvem, dá vontade de tentar, não é mesmo? Desse modo, os alunos encararam o desafio e, em pouco tempo, o cubo virou uma febre também no colégio, espalhando-se entre os alunos de todos os anos.

Mas o desafio de montar o cubo logo foi superado. Como existem, além das inúmeras possibilidades de movimentos, algoritmos capazes de solucioná-lo, bastou que os alunos os aprendessem. O desafio estava, então, superado e a curiosidade terminada? Não. Isso provocou nos alunos a necessidade de montar o cubo no menor tempo possível. Para tanto, eles adquiriram cubos que se deslocam com mais facilidade e aprenderam outros movimentos que agilizam a resolução após o embaralhamento.

Por conta disso, foi realizado o I Campeonato de Cubo Mágico do Colégio São José, dia 07/11. Para os alunos, conseguir resolver o cubo é desafiador, resolvê-lo com rapidez, é empolgante. Portanto, aqueles que estiveram na quadra, puderam presenciar os gritos e a comemoração conforme os nomes eram chamados para a segunda fase. Se perguntados, os alunos diriam que estavam apenas interessados nos prêmios, mas quem de fato acreditaria nisso? Passar para a outra etapa já era, para muitos, uma certeza, para outros acabou sendo uma surpresa, para alguns, seria a esperança de conseguir ser o mais veloz e vencer não só os colegas, mas o próprio desafio imposto há 40 anos por um quebra cabeças que só é resolvido por poucos.

Aos participantes, todos, parabéns! Aos selecionados para a segunda fase, o incentivo para melhorarem sempre mais e mais. E aos seis vencedores, dentre as duas categorias disputadas, vocês são incríveis! Vocês percebem a importância de simples onze ou trinta segundos? Ou mais: pararam para pensar que o que os distinguiu em primeiro, segundo e terceiro foi, às vezes, milésimos de segundos? Que se perceba, então, a importância dos instantes e que cada um perceba sua própria importância e, claro, que se receba um enorme parabéns pela calma, pelo controle do nervosismo (que, inclusive, retirou alguns da competição), pela concentração, habilidade com as mãos, raciocínio, aprendizado além, é claro, pela descoberta do novo e instigante, sempre! 

Nos vemos ano que vem, no 2º Campeonato de Cubo Mágico do Colégio São José.

 

Tempos dos campeões:

Categoria 2x2: 

Breno Cherubini 11"56

Enzo Cherubini 11"99

Felipe Ferraz 16"05

Categoria 3x3:

Rafael Ramos 32"50

Lucas de Lima 40"15

Breno Cherubini 40"58

 

FONTE: Cubo Velocidade

Professoras organizadoras:

Claudia Augusta dos S. Del Rio
crio@csj.g12.br

Marcela Arantes Magri
mmagri@csj.g12.br

 

Professoras colaboradoras:

Aline de Freitas Vieira
avieira@csj.g12.br

Vera Regina de Oliveira (Branca)
voliveira@csj.g12.br

 

 

        
 
Assista aos vídeos