O NOSSO BRASIL E A COPA DE TODOS

7º ano

junho/2014

 

O país em verde e amarelo, estádios moderníssimos, chaveiros, bonés, camisetas, álbuns, figurinhas... E, contrapondo-se a tudo isso, o povo sai às ruas e pede educação, saúde e transporte padrão FIFA.

Divididos ante esse panorama que se constrói com a proximidade da Copa, os alunos criaram painéis inseridos nesse clima de Copa em que expectativas, ansiedade, comemorações se misturam com sentimento de receio e medo.

Cada classe de 7º ano criou o seu painel, tendo ao centro uma bola que também é protagonista da história lida por eles no livro “O chute que a bola levou”.

 

7ºA

Na bola, colocamos em destaque a bandeira do Brasil rodeada pelas bandeiras dos outros países participantes, simbolizando a união de todos.

As frases mostram a força da nação nos manifestos contra a corrupção e na torcida pela nossa seleção.

As bolas representam as copas em que o Brasil foi campeão.

Simbolizando a nossa brasilidade, colocamos um coração com as cores da nossa bandeira.

 

7ºB

Na bola central, colocamos figurinhas de todos os times e, com elas, formamos o símbolo da paz, pois esse é o sentimento que deve prevalecer.

Contra o racismo colocamos, em uma bola menor, jogadores negros de várias seleções. E, em outra bola de mesmo tamanho, colocamos jogadores de todas as seleções, representando a união e amizade.

Com as fotos dos estádios, destacamos o desperdício do dinheiro público e a corrupção.

 

7º C

Na bola, desenhamos os continentes em que se localizam os países participantes, destacando o Brasil por ser o país-sede.

A bandeira, formada por jogadores de vários países, mostra a importância de todos para o sucesso do evento.

Ao sediarmos a Copa, pudemos vivenciar fatos ruins que marcaram esse momento como os protestos, violência, vandalismo, roubalheira. Mas também estamos alegres por nossa seleção e por mostrarmos aos estrangeiros o nosso país em verde e amarelo.

 

7º D

Procuramos mostrar o lado bom e o lado ruim ao sediarmos a Copa do Mundo.

Dentro da bola, colocamos as tristezas que permearam esse momento causadas pela corrupção.

Independente disso, confeccionamos as bandeiras dos 32 países participantes e o jogador que se destaca em cada equipe, pois agora é o momento de alegria e muita torcida pela nossa seleção.

 

Profa. Marta Maria C. Fregnan Faça
mfaca@csj.g12.br

Língua Portuguesa