Cientista Mirim: As plantas do meu jardim

7º ano

novembro/2014 

 

Vegetais e plantas são importantíssimos para a manutenção da vida na Terra, seja como produtores nos diferentes ecossistemas, seja na produção do oxigênio atmosférico. Além disso, vegetais melhoram as condições climáticas das áreas por ele ocupados, aumentando a umidade local e reduzindo a temperatura a partir do sombreamento produzido por suas folhas.

Pensando nisso, uma atividade envolvendo observação das plantas e interação com elas em um ambiente natural torna seu estudo muito propício. Além disso, crianças de 12 anos interessam-se muito por atividades lúdicas e que envolvam exploração de locais, o que torna uma visita rural extremamente atraente.

Em visita ao Sítio Hipona, os alunos das quatro turmas do 7º ano puderam vivenciar uma manhã de muito aprendizado e também muita diversão.

Com o tema “As plantas do meu jardim”, o sítio do Colégio foi a ferramenta utilizada para que nossos alunos pudessem verificar o aprendizado sobre o reino das plantas.

A partir da curiosidade das turmas e das noções básicas sobre os grupos vegetais (características físicas e fisiológicas), cada grupo pôde ser identificado e amplamente caracterizado, sendo abordadas questões relacionadas às relações ecológicas com outros seres vivos (mutualismo, parasitismo, comensalismo), viram ainda o papel desempenhado pelas características físicas do ambiente, tais como: umidade, quantidade de luz, vento e também sobre polinização (reprodução) e dispersão de sementes.

A atividade se torna ainda mais enriquecedora quando nossos alunos são colocados a partilhar o lanche, que é comunitário e pela grande integração e diversão proporcionada pelo momento recreativo após as atividades pedagógicas.

 

Prof. Guilherme Martins Sonehara
gsonehara@csj.g12.br

Ciências