Projeto Interdisciplinar “Quanto vale uma Cesta Básica?”

6º ano

novembro/2014 

 

Em todas as atividades que realizamos diariamente tem sempre um questionamento a se fazer relacionado aos conhecimentos escolares.

Baseados nessa ideia, o projeto tem como objetivo despertar essas relações cotidianas com os conceitos adquiridos em sala de aula, buscando também a interdisciplinaridade entre Matemática, Ciências, Inglês e Informática.

Ao longo do ano, os alunos realizaram três pesquisas, em mercados diferentes, cotando os preços dos produtos de uma cesta básica comercial com 21 itens.

Na disciplina de Matemática, foram trabalhados: a organização dos dados coletados, a análise dos dados e a comparação dos preços de cada produto.

Por outro lado, associando a pesquisa e à disciplina de Ciências, foram estudadas as técnicas de preparo/manejo do solo para o plantio, assim como a importância de seu uso e ocupação pelo homem (que alimentos contidos na cesta básica estão diretamente ligados a seu cultivo, quais as implicações trazidas devido ao uso  de agrotóxicos, desmatamento).

Em Inglês, a professora realizou a comparação com a cesta básica americana, identificando os contrastes e implicações das escolhas alimentares na população dos dois países, ampliando também o vocabulário oral e escrito.

Para organizar os dados analisados, a professora de Informática desenvolveu com eles planilhas no EXCEL.

No final da pesquisa, os alunos fizeram uma apresentação oral de suas descobertas e conclusões.

 

Professores:

Claudia A. dos S. Del Rio (Matemática)
crio@csj.g12.br

Guilherme M. Sonehara (Ciências)
gsonehara@csj.g12.br

Elisete F. F. dos Reis (Ciências)
ereis@csj.g12.br

Cristiane M. Pereira (Inglês)
cpereira@csj.g12.br

Paula F. P. Charaf Bdine (Informática)
pbdine@csj.g12.br