Atualidades - "Tráfico humano" e "Busca pela perfeição"

9º ano

março-abril/2014 

 

Entre os meses de março e abril, o 9o ano trabalhou, na disciplina de Língua Portuguesa, dois assuntos bastante discutidos na atualidade.

O primeiro deles, tema do TB de março e da Campanha da Fraternidade, foi "Tráfico humano". Para este trabalho, os alunos primeiramente leram o livro paradidático "De olho no tráfico humano", de Fernando Carraro (Editora FTD). Em seguida, elaboraram individualmente a primeira página de um jornal, cuja notícia deveria ser referente ao enredo da obra lida em diálogo com a agenda do colégio. Por fim, em avaliação realizada em aula, os alunos puderam contrastar informações do livro com notícias recentes sobre a Campanha da Fraternidade e do "Diário da Região", um dos principais jornais de nossa cidade.

Já em abril, as professoras Ana Cláudia e Cláudia retomaram um tema já discutido desde os primeiros textos trabalhados neste ano letivo: a insatisfação do homem com sua imagem e a busca pela perfeição. A esse assunto, foi adicionada a problemática da busca pela satisfação e prazer, denominada "hedonismo". Neste trabalho, os alunos trouxeram manchetes de revistas e jornais para compor um cartaz coletivo; em seguida, foram discutidos os principais aspectos do problema por meio de uma abordagem literária. Foi lembrado, por exemplo, que a obsessão pela beleza vem desde a mitologia, com Narciso, e os contos de fada, com a madrasta de Branca de Neve. Para encerrar, os alunos puderam vislumbrar uma das próximas obras que lerão no 2o trimestre: "O retrato de Dorian Gray".

 

Profa. Ana Cláudia Bertini Ciencia
aciencia@csj.g12.br

Profa. Cláudia Fernandes C. Pinheiro
cpinheiro@csj.g12.br

Veja as imagens

Tráfico humano - jornais

Cartaz coletivo - "hedonismo"

A busca pela beleza e pelo prazer - slides