Semana da Fraternidade

6º ao 9º ano

setembro/2013 

8ª Semana da Fraternidade discute
os reflexos do mundo digital e a fé 

Redes sociais, mídias digitais e a fé, nesse novo conceito de relações mundiais, foram os principais temas de reflexão na 8ª Semana da Fraternidade, realizada no Colégio Agostiniano São José. A Semana faz parte das atividades do 6º ao 9º ano, e tem como base o tema iniciado na Quaresma pelas igrejas cristãs, sendo desenvolvido nesse período com palestras e reflexões.

Em 2013, com o tema “Fraternidade e Juventude”, foram abordados os papéis sociais relacionados aos benefícios, riscos e transformações das relações humanas a partir das redes sociais, os perigos dos vícios eletrônicos, as transformações do corpo físico das pessoas, a partir do uso das redes e a importância da fé para que o jovem possa construir o seu projeto de vida nos princípios da ética, da justiça e da solidariedade.

Reiterando esse objetivo, os alunos assistiram à apresentação do “Mestre Boca e os Meninos de Ouro”.

Mestre Boca, José Cunha de O. Mourão, coordena esse projeto social cujo objetivo é ensinar a meninos e meninas um instrumento de percussão e integrá-los no ambiente de trabalho.

“Foi um momento em que os alunos puderam desenvolver um olhar mais cuidadoso para outra realidade e valorizar a sua”, comentou a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, Mara Cristina Freitas.

A programação das palestras teve o caráter reflexivo. Profissionais das áreas relacionadas à tecnologia da informação, comunicação e ao ensino religioso, discutiram com os jovens o panorama contemporâneo da cibercultura e da fé.

A Semana da Fraternidade 2013 contou com as seguintes palestras:

- Redes Sociais: você exposto em uma vitrine, proferida por Joel Vieira – Analista de Tecnologia e Informação do Colégio Agostiniano São José, graduado em Administração voltada à Análise de Sistemas, em São José do Rio Preto; pós-graduado pela FAAP em Marketing para E-Commerce e pós-graduando em Gestão da Tecnologia da Informação, pela FATEC.

- Mídia Digital: o computador como extensão do corpo, proferida por Alaor Ignácio dos Santos Júnior – Coordenador de Comunicação do Colégio Agostiniano São José, graduado em Publicidade e Propaganda, com mestrado em Literatura, pela UNESP; doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, professor da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG e articulista do jornal Bom Dia.

- Fé: qual é a sua?, ministrada por Viviane Reis – Professora de Inglês do Colégio Agostiniano São José, graduada em Letras (Português / Inglês) e pós-graduada em Metodologia de Ensino de Língua Estrangeira.

 

Equipe pedagógica do 6º ao 9º ano
  
  
  

Cartaz de divulgação