Aprendendo a ler os rótulos dos alimentos

8º ano

abril/2013  

 

A abordagem de questões cotidianas atuais na sala de aula ajuda a formar cidadãos qualificados, mais críticos e mais preparados para a vida, para o trabalho e para o lazer. (Chassot, 1993).

Com o objetivo de estimular a curiosidade e análise das diferentes informações encontradas nos rótulos de alimentos, os alunos do 8º ano realizaram sua pesquisa de rótulos nutricionais em aula; o que envolveu análise e interpretação dos mesmos. Compôs uma atividade didática extremamente rica, que favoreceu a motivação, a investigação, a tomada de decisão e a sociabilização dos alunos como cidadãos mais críticos e bem informados.

Em onze de abril, assistiram a palestra interativa “Aprendendo a ler os rótulos dos alimentos”, proferida pela nutricionista Soraia Jardinetti Gimenes.

Profª. Vera Regina de Oliveira (Branca)
voliveira@csj.g12.br

Ciências

                                                                                        

 

No Brasil, a rotulagem dos produtos é obrigatória e tem como órgão responsável a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que trabalha para garantir a qualidade do produto e a saúde do consumidor.

Os alimentos industrializados são, obrigatoriamente, identificados por rótulos presentes em sua embalagem que dão a população importantes informações, como: nome do produto e fabricante, peso líquido, ingredientes, características, lote, origem,  data de validade, dentre outros.

Os rótulos são elementos essenciais de comunicação entre o produto e o consumidor. Entender as informações contidas neles é fundamental na escolha de um alimento saudável e nutritivo.

Nem sempre, as informações presentes são de fácil compreensão.  É comum surgirem dúvidas como: qual é a diferença entre rótulo e embalagem?      Quais as informações que devem estar presentes nos rótulos? Qual é a importância de tanta informação? Para melhor entendimento do assunto e aprender a tirar proveito das informações contidas nos rótulos recomenda-se a leitura do artigo abaixo.

 

O que é Rótulo?

Como definição da ANVISA, rótulo é toda descrição, legenda e imagem ou, toda matéria descrita ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a embalagem do produto.

 

O que é Embalagem?

É o recipiente destinado a garantir a conservação, facilitar o transporte e manuseio dos alimentos, alguns tipos são de vidro, plástico ou papelão.

Agora que esclarecemos alguns conceitos importantes vamos conhecer algumas legislações que se referem à ROTULAGEM DE ALIMENTOS.

 

Os rótulos devem conter as seguintes informações:

Lista de ingredientes: informa a composição total do produto, todos os ingredientes usados na produção. Descreve, em ordem decrescente, ou seja, inicia com o ingrediente usado em maior quantidade para o usado em menor quantidade.

Por exemplo: Para um portador de Diabetes essa leitura é de grande importância, pois através dela pode-se identificar a presença dos termos: açúcar, sacarose, glicose, dextrose e demais tipos de açúcar. Desclassificando o produto como Diet e dando mais atenção no consumo do produto.

Origem: indica ao consumidor quem é o fabricante do produto, onde e quando foi produzido. Informação importante caso necessário permite que o consumido entre em contato com o fabricante.

Lote: é o número que faz parte do controle na produção do alimento. Havendo algum problema, o produto pode ser recolhido e analisado pelo lote ao qual pertence.

Prazo de validade: mostra até quando o produto está adequado para consumo. Os produtos devem apresentar pelo menos o dia e o mês quando o prazo de validade for menor que 3 meses; e o mês e o ano quando o produto tiver o prazo de validade superior a 3 meses.

Conteúdo líquido: Indica a quantidade total do produto contido na embalagem. Pode ser expresso em massa (Kg) ou volume (L).

Informação nutricional obrigatória: é representada pela tabela nutricional propriamente dita. Sua leitura é importante porque a partir das suas informações nutricionais expressas o consumidor pode fazer escolhas mais saudáveis.

Soraia Jardinetti Gimenes

soraiajg@hotmail.com
Nutricionista