Projeto ”Descobrindo a natureza

6º ano

agosto/2013 

 

Docentes envolvidos:

Janete Zanuzzo (GEOGRAFIA) jzanuzzo@csj.g12.br

Guilherme Martins Sonehara(CIÊNCIAS) gsonehara@csj.g12.br

Elisete F. F. dos Reis(CIÊNCIAS) ereis@csj.g12.br

 

Coordenação

Mara Cristina B. da S. Freitas. mfreitas@csj.g12.br

 

 

Justificativa

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."
(Mahatma Gandhi)

 

      A educação acontece em diferentes lugares. O projeto “Descobrindo a Natureza”, realizado no Sítio Hipona, oportuniza aos alunos atividades práticas de estudos do meio (luminosidade, umidade, tipo de solo e relevo) com os seres vivos - principalmente vegetais - que ocupam determinados locais e de sua preservação efetiva e eficiente.

      A interação e participação dos alunos nas atividades propostas e nas ações coletivas  contribuem para a formação e a conscientização da necessidade de mudança de paradigmas em relação ao meio em que está inserido, pois acreditamos  que  quando a criança investiga para responder a questões como “O que acontece se …?” ou “Quais as diferenças e as semelhanças entre …?”, ela está se envolvendo com a aprendizagem.

      A leitura ecológica é realizada no bosque, preparado intencionalmente para  atividades práticas, possibilitando sua continuidade no ambiente da sala de aula. A vegetação ao entorno propicia os estudos referentes à mata ciliar, assoreamento de rios e lagos, preservação da biodiversidade local e a compreensão da vegetação nativa.

      Experiências como essas acabam sendo enriquecedoras, pois além de promover a ampliação e fixação do conhecimento científico pelos alunos, desenvolve ainda o espírito de cooperação (nas atividades propostas e nos momentos de recreação) e de partilha (no lanche comunitário).