Valorização da nossa Cultura Regional

6º ano

outubro/2013 

Diário da viagem

 

Nos dias 26 e 27 de outubro, os alunos do 6º ano fizeram um passeio educativo pela região de São José do Rio Preto, tendo como objetivo a valorização da cultura da nossa região.

Saímos de São José do Rio Preto às sete e trinta da manhã do sábado, com muita euforia, alegria e expectativa. Os alunos conversavam, cantavam musicas e comiam suas guloseimas prediletas, afinal de contas, para a maioria dos alunos, era sua primeira viagem na ausência dos pais.

Nosso primeiro destino foi o Museu do Automóvel, em Bebedouro. O passeio por entre os aviões foi inusitado, e a brincadeira de não poder pisar na grama continuou ao longo de toda a programação. Os alunos ficaram fascinados pelos automóveis antigos, encontrando entre eles o bat-móvel (o carro do Batman), como eles o denominaram.

Tomamos o destino para a visita à Igreja do Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais, onde encontramos uma arquitetura belíssima. Na igreja nos deparamos com uma fantástica explicação sobre a obra Jesus e os Apóstolos, de Cândido Portinari, além da comovente  Via Sacra, também do artista Portinari, com 14 estações. Seus 48 vitrais nos encantaram com sua grande dimensão, cores e figuras.

Na parte da tarde, visitamos o Museu Histórico e do Café na USP, em Ribeirão Preto. No Museu do Café, as correntes utilizadas pelos escravos marcaram profundamente os alunos. Porém, saberem que Ribeirão Preto foi a primeira cidade a libertar os escravos alegrou seus corações. As esculturas dos cafeicultores e as máquinas utilizadas para manuseio do café os transportaram para um outro tempo, uma outra realidade, sem  facilidades tecnológicas.

 No Museu Histórico tivemos a oportunidade de ter contato com objetos antigos do cotidiano: camas, mictórios, ferro de passar roupa, vestimentas, joias, além de animais de várias espécies empalhados e uma casa gigante de marimbondo.  O que mais os surpreendeu foi encontrar naqueles objetos de exposição  um apontador pesadíssimo de ferro. “Como é que eles levavam esse apontador de ferro na mochila, professora? Deveria ser muito pesado carregar isso todo dia!”, uma aluna nos indagou.

Após essa longa jornada de mundos distantes, mas ao mesmo tempo vivos, os alunos chegaram exaustos ao hotel. O entusiasmo e a euforia dos alunos era tanta que não descansaram nenhum minuto; reuniram-se nos quartos dos colegas para colocar as conversas em dia. Mais tarde, todos se prepararam e investiram no visual para ficar  mais belos: era hora do jantar e depois, shopping!!!

Apesar de terem jantado no hotel, não dispensaram, no shopping, o lanche do McDonald’s, Fizeram compras e ainda tiveram oportunidade de jogar vôlei ou futebol com os professores, pois havia uma loja de artigos esportivos que fornecia para o público um espaço de quadras para divertimento e para teste de equipamento; aproveitamos para nos divertir.

 Depois do shopping a energia de nossos alunos não era pouca! As reuniões nos quartos continuaram até uma determinada hora e as poucas horas de sono não os impediram de acordar cedo.

No domingo, após o café da manhã seguimos viagem para Monte Alto, onde visitamos o Santuário Nossa Senhora Conceição Montesina. O pároco nos recebeu com atenção e carinho, e nos surpreendeu com uma aula de História sobre a origem da santa, da igreja e da vila de Monte Alto. Conhecemos a sala das promessas e ainda recebemos um terço e uma oração de lembrança.

No Museu Histórico e Paleontológico, outros utensílios antigos despertaram a curiosidade dos alunos. O que marcou e que foi motivo de comentários dos alunos foram os restos arqueológicos, os fósseis.

Em Montesina, visitamos o Mausoléu da menina Izildinha e sua história serviu de exemplo para uma boa conduta: a sua santidade fez os alunos refletirem sobre sua fé e relação com Deus. Ainda na cidade, não poderíamos deixar de seguir a tradição: tomar um sorvete e nos despedir do último passeio feito nessa viagem.

Na volta, a tristeza com o término do passeio  foi sentida por todos. O cansaço chegou e os alunos dormiram boa parte do tempo. 

Equipe pedagógica acompanhante do 6º ano