Projeto: "Arte Sacra em São José do Rio Preto"

9º ano
(Primeira Parte)

novembro/2013 

 

 

Conceitos e um pouco de história

 

          A Arte Sacra é um tipo de arte destinada a servir rituais litúrgicos através de elementos espirituais que compõem a sua essência.

 

          A arte sacra popular  não apresenta formas lapidadas, enquanto a arte sacra clássica revela artistas com um talento sublime.

          A arte religiosa é um reflexo da essência humana, um processo interno do artista, sua imagem do amor divino. Ela é, assim, subordinada à religião institucional.

          A arte sacra está repleta das características da arte religiosa, que é um reflexo do interior humano.  Não seria apropriado, por exemplo, rezar a Missa diante de um quadro, por maior que seja seu valor artístico. Não importa, assim, o significado estético ou o elemento sensível da obra, e sim sua capacidade de elevar os sentimentos dos que a contemplam – ela deve ser um símbolo do mistério divino. Em resumo, ela deve adequar-se às cerimônias litúrgicas, mas conservar ao mesmo tempo as qualidades estéticas do que se conhece como arte, expressando com um estilo próprio sua linguagem particular.

          A Igreja sempre abrigou em seu núcleo as manifestações artísticas, mas na esfera privada dos seus rituais ela não admite princípios profanos, assim ela cria rigorosos critérios de seleção,  procura discernir o que se ajusta à fé cristã e às suas tradições. Contra a iconoclastia calvinista, o Concílio de Trento destaca a importância de algumas imagens, como as de Cristo, da Virgem Maria e dos santos, sem incidir em atitudes abusivas.

          Houve o predomínio, durante muito tempo, dos exageros barrocos, nascidos da ilusória ideia de que tudo relacionado a Deus deve ser excessivo, grandioso, envolto em camadas de ouro, cores e brilhos. Movimentos como os dos franciscanos pregam a simplicidade e a beleza, essência divina. Mas no Vaticano  e em algumas outras importantes Catedrais vigora ainda o reinado do ouro e dos exageros formais. No Brasil, bem como em toda a América, predomina o Barroco Mineiro, com destaque para Manoel da Costa Atahide e Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, conhecidos mundialmente. A Arte Sacra foi a primeira expressão artística no Brasil colonial.

(texto sobre Arte Sacra de Ana Lúcia Santana - resumo)

 

          Tendo como parâmetros as Igrejas Católica Apostólica Romana  e a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa  de  São José do Rio Preto,  iniciamos, pelo segundo ano consecutivo, nosso projeto que tem como objetivo  colocar cada aluno em contato com obras de arte e  ritos cristãos através da história.

          Visitamos  a Igreja de Nossa Senhora do  Sagrado Coração, no bairro da Redentora, verificando seu estilo moderno, suas esculturas e suas telas da Via Sacra do nosso tão famoso artista  José Antonio da Silva.

          Em seguida ,nos dirigimos à  Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida, um templo de Estilo Neo Românico com pinturas acadêmicas  e tradicionais,  que ilustram a vida dos santos e o achado da imagem de Nossa Senhora em Aparecida.

          De lá seguimos para a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa  Antioquina  do Brasil,  Paróquia de São Jorge onde pudemos ver uma pequena preciosidade em estilo bizantino, construída pela comunidade árabe de São José do Rio Preto, nos anos 30.

          Com as  visitas, os alunos do  9º ano  colocaram um novo olhar sobre  os  elementos  artísticos  presentes  em cada construção, verificando seu valor histórico  e sua simbologia nos templos cristãos.

          É uma experiência única onde tudo se traduz numa  palavra – Cultura.

Prof. Roberto Ferrari
rferrari@csj.g12.br