Projeto "Hidrovia Tietê-Paraná"

Nova Avanhandava (Buritama)

8º ano

outubro/2012 
  

Disciplinas envolvidas: Geografia e Ciências.

Data da visita: 4 de outubro de 2012

Ciências:

Vera Regina de Oliveira
voliveira@csj.g12.br


Geografia:
Débora Torres Megiane Carvalho
mcarvalho@csj.g12.br
Janete Tavares de Souza Zanuzzo
jzanuzzo@csj.g12.br

Coordenação:
Mara Cristina B. da S. Freitas
mfreitas@csj.g12.br

 

 

A Hidrovia Tietê - Paraná  é uma via de navegação com 2038 km de comprimento, situada entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil, que permite a navegação e, consequentemente, o transporte de cargas e de passageiros ao longo dos rios Paraná e Tietê.

 

A Usina Hidrelétrica de Nova Avanhandava, que entrou em operação em 1982, está localizada em Buritama, município do Estado de São Paulo, às margens do Rio Tietê. Tem 3 turbinas KAPLAN, potência instalada de 347 MW e reservatório de 210 km² . Desde 1991 possui duas eclusas de navegação para vencer o desnível de 29m entre o reservatório da usina e a sequência do rio.

 

Um sistema de eclusas viabiliza a passagem pelos desníveis das muitas represas existentes nos dois rios. Eclusa é uma obra da engenharia hidráulica que permite embarcações navegar por desníveis no rio. Esses desníveis geralmente são ocasionados por barragens, queda de água ou corredeiras. Dizem que a eclusa é um sistema onde o barco anda na vertical e funciona como elevador para os navios, pois as embarcações passam do nível mais baixo para o mais alto, e vice-versa.

O objetivo desse trabalho é levar os temas estudados em sala de aula para ambientes externos, possibilitando o conhecimento contextualizado e vivencial ao aluno do 8º ano, despertando a curiosidade do mesmo e incentivando-o ao desenvolvimento intelectual.

O projeto teve uma abordagem teórica, realizada em sala de aula, seguida de uma ação investigativa, na qual os alunos puderam pesquisar informações sobre os aspectos positivos e negativos das usinas hidrelétricas, os diferentes usos da água, a relevância de preservar e conservar nossos recursos hídricos, além de terem realizado uma dinâmica prática-interativa por meio da visita monitorada à Usina Hidrelétrica de Nova Avanhandava.